quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

SONHO OU PESADELO?




O reconhecido filme “Três Cartazes à Beira da Estrada” que vi recentemente, aborda a intemporal condição do ser humano; capaz do melhor e do pior. O bem e o mal. No exemplo vertente, o primeiro, sobrepõe-se ao segundo. Vence-o. Mas a excelente obra cinematográfica de Martim McDonagh, revela-nos outra coisa bem menos conhecida: o modus vivendi e as características tão comuns, aos habitantes de uma pequena cidade da América profunda, ( Ebbening, estado do Missuri) onde os preconceitos, a rudeza e até a agressividade, campeiam.
A América profunda, que tanto contribuiu para a eleição de Trump. O Trump, chauvinista, xenófobo, agressivo e primário. O Trump, que agora no longo discurso do Estado da União, omitiu completamente chagas e perigos que preocupam a humanidade. Tais como; as alterações climáticas e suas devastadoras consequências de que o seu país é um dos principais culpados, mas que ele denomina como invenções. Os milhões que fogem das guerras que têm a marca ou o aval também dos EUA. Tantos deles, que morrem à fome e à sede, afogados, ou que são traficados como escravos, ou ainda, como denuncia recente da Amnistia Internacional, executados em campos de refugiados na Líbia. Trump, como presidente da potência que tem a influência mundial que se sabe, omitiu isso e muito mais. Mas prometeu muito aos seus compatriotas. Prometeu-lhes uma América forte, segura e orgulhosa. E para isso, prometeu a construção do famigerado muro na fronteira com o México, prometeu que manteria aberta e até talvez ampliada a prisão de Guantánamo que o seu antecessor tinha prometido fechar, e prometeu modernizar e reforçar o já gigantesco arsenal nuclear. Tudo isso para quê? Para que os americanos possam tranquilamente, como disse, ter o seu merecido american dream.
Portanto, com todas estas promessas, principalmente com a ultima que é simultaneamente um aviso ao mundo, principalmente à Rússia e à china, e que terá, para já, como primeira consequência, a corrida aos armamentos, num mundo em que, segundo a FAO, 815 milhões passam fome.
Será sonho ou pesadelo que Trump promete à América e ao Mundo?
Francisco Ramalho
Corroios, 1 de Fevereiro de 2018

ESTA SEMANA NO "O SEIXALENSE"

3 comentários:

  1. Um dia destes, no programa GPS, da CNN, que a RTP 3 transmite aos domingos, ao fim da tarde, ouvi o jornalista responsável por este excelente programa, Fareed Zakaria, perguntar a um convidado, especialista em armas nucleares, quanto tempo demoraria um mísil norte-coreano a chegar a uma grande cidade americana. Tendo sido respondido que em 30 minutos podia atingir qualquer das grandes cidades, o jornalista perguntou se os americanos teriam abrigos suficientes para fugir a um tal ataque; e ficou de boca aberta quando o outro lhe disse que poucos teriam espaço e tempo para se esconderam, pelo que o conselho que lhes deixava é que se abrigassem debaixo das mesas... Isto significa que os cidadãos daquele grande país estão tão desprotegidos como quaisquer outros.

    Quanto ao filme que o senhor Ramalho elogia, é consolador verificar que, nesse "império do mal", as artes e as letras têm liberdade e força para afrontar os mal intencionados, coisa que não era viável no outro império, o "vermelho", onde só seriam toleradas obras de arte que glorificassem o regime...

    ResponderEliminar
  2. Significa então que os EUA ou qualquer outro país devem construir mais armas nucleares?! E olhe senhor Amândio, estou farto dessas provocações de impérios do mal, do bem e dos vermelhos. E fico-me por aqui para não ser provocador e bem mais respeitador e educado que você.

    ResponderEliminar
  3. Que se passa consigo, senhor Ramalho? Que intolerância...Fico triste, não só porque leu no meu escrito coisas que lá não estão como pelo destempero da sua resposta!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.