domingo, 3 de junho de 2018

O ÓPIO DO POVO




Está em curso mais uma campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Num país em que cerca de 1 quarto da sua população (2,4 milhões), é pobre, ou em riscos de pobreza, num país em que 2 milhões de pessoas ganham menos de 400 euros por mês e, metade destas, ainda menos de 250 , não falta “clientela” a este e a outros peditórios. Não falta quem passe a vida a apertar o cinto. Quem não o aperta, é a rapaziada do futebol. Alguns, muito pelo contrário! Como, por exemplo, o treinador da Seleção que viu o seu pecúlio aumentar quase para o dobro depois do novo contrato de trabalho, arrecadando agora, a módica quantia de 2, 25 milhões por ano. Dirão alguns, que é a Federação que lhe paga, portanto, que mal virá daí? E quem paga à Federação? Vem mal, sim senhor! Direta ou indiretamente, quem paga, é o contribuinte. Muitos dos que ganham centenas de vezes menos que o selecionador/treinador. Mas quem é que se importa com esta obscenidade? O Zé Povinho, não! O Zé, quer é vitórias da seleção e do seu clube! Protestar, só contra os políticos. Todos os políticos. Desde o PR ( com exceção do atual porque distribui muitos abraços e beijinhos e tira selfies com toda a gente) até ao membro da Assembleia de Freguesia. Mas depois, manipulado por eles, elege sistematicamente os mesmos, os da continuação, os do sistema.
Começou agora também a “campanha da Rússia”. E o Zé vai ficar colado aos écrans na ânsia de mais um golo de Ronaldo e companhia. E esquece tudo. Esquece que a mulher espera e desespera por uma consulta no especialista há mais de 3 meses, esquece o desemprego do filho, quanto à filha, ainda vai ajudando a endireitar a escrita, com um ou outro part-time, diz ela. Mas no fundo, sabe Deus como... Portanto, esquece mesmo tudo. E quando a coisa aperta ainda mais, vai a Fátima a pé, o último quilómetro, a rastejar, como na guerra em Angola, pedir a Nossa Senhora que o alivie a si ,à mulher e aos filhos. E, já agora, patrioticamente, também para que façamos boa figura no mundial. Quiçá, até mais! Que sejamos campeões do mundo. E depois, bem, depois, volta a apagada e vil tristeza.
Francisco Ramalho
Corroios, 3 de Junho de 2018



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.