Público• Sábado,
2 de Janeiro de 2021 (A. Küttner)
2021: covid-19, democracia, economia
Por certo que os objectivos de muitos de nós para o ano de 2021 são covid-19, democracia e economia, e por esta ordem.
Covid-19, a tentar-se que lentamente consigamos ir sentindo que o “ bicho” está a ser dominado por nós, em vez de nos continuar a dominar como fez em 2020.
A esperança nas vacinas, mas, e em simultâneo, no nosso bom senso, no respeito pelo outro, no distanciamento, no uso da máscara, na desinfecção de mãos.
Democracia, que para o “ser”, efectivamente, engloba liberdade, com total respeito pelo outro, nunca querendo para outros ou outras o que não queremos para nós, justiça, direitos mas também deveres.
E com educação, que implica saber respeitar-se e respeitar o outro.
Instrução e cultura que faz saber mais, mais e mais, adquirir mais conhecimentos, mais sabedoria.
Economia, que foi muito devastada durante todo o ano de 2020. Apostando em áreas onde já vínhamos a saber conseguir ter bom desempenho, agricultura, pescas, indústrias, comércio, serviços, novas tecnologias e técnicas de informação/ comunicação.
Mas se possível com mais pontualidade, melhor organização e planificação, menos tempo no trabalho e pelo trabalho, mas implicitamente com muito mais produtividade.
Augusto Küttner de
Magalhães,
Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.