segunda-feira, 8 de março de 2021

DIA INTERNACIONAL DA MULHER (08/03) - POUCO A COMEMORAR

      PARA ILUSTRAR, VÍDEO COM A MÚSICA “DEIXA EU TE AMAR” COM AGEPÊ


A mulher, apesar da evolução de sua presença na moderna sociedade, ainda está sujeita a forte discriminação, indevidamente camuflada e justificada pelos aspectos culturais dos povos que habitam os mais remotos rincões do planeta.

No mundo ocidental a diferença é menos acentuada, mas ela ainda está presente em alguns aspectos, um deles é o salarial, onde, com mesma função e competência, a mulher tem menores rendimentos.

Particularmente no meu querido Brasil, apesar de muito melhor do que já foi, se tem uma sociedade acentuadamente machista, espelhada em todos os aspectos, a começar pela tenebrosa violência doméstica.

O pai ao anunciar o sexo da criança é alvo de efusivos cumprimentos, quando diz aquela clássica palavra usada por aqui: “tem vírgula”.

Nas brincadeiras entre amigos, quando o pai é engenheiro recém-formado, ao anunciar que a criança é uma filha, vem o consolo: “não se preocupe a primeira obra sempre trinca”. Nas divergências profissionais, engenheiros querendo menosprezar o arquiteto sempre diz: “Quem projetou a mulher foi o arquiteto, porque colocou a área de lazer perto do esgoto”. O próprio atual presidente, pai de quatros mancebos e uma filha, disse que a teve mulher, por ter fraquejado no momento de sua geração.

Por tudo isto, no meu ponto de vista, ainda considero a mulher sobrevivente em um mundo cuja sociedade foi criada exclusivamente pelo e para o homem.


 

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.