segunda-feira, 1 de março de 2021

República Federativa Ibérica

 

Não sou nada nacionalista, mas se fosse possível um referendo cujo tema fosse a união com Espanha, eu votaria contra; de facto, conhecendo-se os reais problemas de governabilidade que o país vizinho enfrenta, com regiões autonómicas secularmente avessas à nação castelhana, com um partido extremista em ascenção que propõe a toda a hora acabar com as autonomias, se algum dia vier a ter poder para isso, antevendo-se um inferno se isso chegasse um dia a verificar-se, juntar mais uma nação àquilo não havia de ser bonito de se ver.

 

Mas é o que defende o irlandês Ian Gibson, hispanista estudioso da Península Ibérica, num livro que acaba de publicar em Espanha, com o título “Acia la República Federal Ibérica”; numa entrevista a Cristina Pardo, no programa da TV “La Sexta” que a jornalista mantém aos domingos à tarde, afirmou haver imensos portugueses mortinhos por que isso aconteça, num tempo em que a tendência é para separatismos um pouco por todo o lado, com os governos centrais em guerras permanentes e sanguinárias com os que lutam por dividir territórios mal consolidados...

 

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.