domingo, 13 de junho de 2021

JESUS, O MEDO E O HOMEM NOVO

 Para o padre Mário de Oliveira, Jesus é o rosto da Sabedoria, a fonte do Amor e da Liberdade, geradora de homens e mulheres livres, sujeitos, protagonistas, sem mais necessidade de intermediários.

"Querem transformar uma mulher, um homem num monstro progressivamente insensível com os demais e com a própria natureza, um monstro sem entranhas de humanidade, sem afectos, numa palavra, sem Sabedoria? Então façam dela, dele, uma mulher religiosa, um homem religioso. E quanto mais fanático, mais monstro. O religioso é a raiz de todos os males. De todas as perversões, porque tem na sua origem mais profunda, o medo."
Já Marx dizia que a religião é o ópio do povo. E se não é a religião em si é o futebol-religião, com as suas vedetas-escravos-gladiadores, pagos aos milhões, com as suas negociatas corruptas, com a histeria da competição, com o fanatismo clubístico, com o patriotismo bacoco, com os comentaristas ruidosos e imbecis, com os dirigentes e treinadores em permanente pé de guerra, com a alienação constante. Há ainda outras religiões como a das putas da TV, dos programas imbecis, das lavagens ao cérebro das notícias, do Big Brother, das redes sociais, dos telemóveis, da internet. É preciso derrubar este mundo podre. Não nos cansamos de dizer. É preciso acordar as pessoas. Já está a acontecer na América Latina e em alguns países da Europa. Construamos o Homem Novo, o homem sem castrações nem medos, façamos a Grande Revolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.