sábado, 28 de maio de 2022

Voto obrigatorio...

 

Parece-me pouco pensada a ideia do voto obrigatório, frequentemente apontado como solução para a baixa participação dos portugueses em eleições, desde logo porque votar é um direito, e fazer um direito obrigatório é um contracenso; de facto, se o que se pretende é reduzir para cifras menos “escandalosas” as percentagens de abstenção, o que se impõe fazer é prestar mais atenção à formação cívica da juventude, que anda pelas “ruas da amargura”, como a cada passo podemos constatar, nas mais diversas áreas da vida.

 

O comportamento dos actores políticos, claramente responsável por muita abstenção, também precisa levar uma grande volta, substituindo o espectáculo degradante de muitas das suas intervenções no Parlamento por atitudes pedagógicas, apontando da governação tanto o que precisa ser melhorado como o que deve ser continuado, usando linguagem civilizada e respeitadora dos que pensam diferente, não “arrasando” tudo , só porque são outros que governam, na pretrensão absurda de que é assim que levarão o “mercado” eleitoral a votar a seu favor...

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.