A Voz da Girafa

Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.

domingo, 30 de abril de 2017

A SELVA HUMANA



O sultão da Turquia, Erdogan, continua a perseguir, despedir e prender milhares de compatriotas seus, civis e militares. No plano internacional, para massacrar os curdos, viola impunemente o espaço aéreo da Síria e do Iraque. E, depois do boss, Israel, bombardeia também a Síria com o pretexto de destruir armas que se destinariam ao Hezbollah.
Repare-se que tanto os curdos,( que se batem há décadas, também pela autonomia da sua pátria) como os combatentes do Hezbollah, são dos principais opositores aos fanáticos assassinos do auto-denominado Estado Islâmico e da Al-Qaeda. E o denominador comum entre, Trump, Erdogan e Netanyahu, ou seja, entre os EUA e os seus aliados, Turquia e Israel, é o derrube do atual governo da Síria que com o apoio da Rússia, tem vindo a dizimar os criminosos fanáticos islamistas. Para compor o ramalhete e ameaçar mesmo a sério a paz mundial, Trump, envia uma esquadra para os mares da China com misseis equipados com ogivas nucleares para reforçar as que já tem em Bases na Coreia do Sul. O pretexto é, como se sabe, os testes balísticos efetuados pela Coreia do Norte. Evidentemente que este país não deveria efetuar tais testes e nem sequer devia possuir a bomba atómica. Mas que moral e que direito tem Trump, e os EUA, para determinar seja o que for nesta matéria? Quem é que deve possuir tais armas? Israel ou o Paquistão que nem sequer subscreveram o Tratado de Não Proliferação? (TNT) Ou qualquer um dos outros nove estados que as possuem? Por exemplo, os EUA que tem mais que todos os outros juntos e se arroga o direito de a usar preventivamente? Aliás, o único que já o fez mesmo depois da Alemanha nazi se ter rendido. Portanto, quem é que deve fazer prevalecer o Direito Internacional se não a ONU?
Antes de alinhavar estas palavras, ainda pensei colocar como título “ A Lei da Selva”. Desisti imediatamente. É que a lei da selva, é a lei da Natureza. Os animais mais fortes, matam os mais fracos para se alimentarem. Para sobreviverem. Não por malvadez. Não por ambição ou sede de poder…
Francisco Ramalho
Corroios, 30 de Abril de 2017


Publicada por Francisco Ramalho à(s) 16:04 Sem comentários:
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

1º de Maio, Dia Mundial do Trabalhador


   O 1º de Maio fica a dever-se à heroica luta dos operários de Chicago (EUA), que em 1886, através duma manifestação com milhares de pessoas exigiram a redução da jornada de trabalho. Nos dias seguintes, os protestos continuaram e a polícia matou 16 manifestantes,
ferindo dezenas. No rescaldo, três sindicalistas foram condenados a prisão perpétua e cinco à
morte! Este dia consagrado ao Trabalhador/Trabalho foi conseguido com valentia, sangue e lágrimas. Tudo o que têm as classes trabalhadoras é pela conquista colectiva, nada lhes é dado.
    A Revolução de 25 de Abril reabriu portas aos festejos do 1º de Maio e à democracia política,
económica, social e cultural. Conquistou-se o Salário Mínimo Nacional, o direito a férias decentes e correspondente subsídio.
   É uma jornada de luta contra as desigualdades sociais e salariais. Portugal, em 1975 redistribuiu 60% da sua riqueza em salários, em 2015, somente 33,6%!… É preciso revogar a
caducidade dos contratos colectivos. A precariedade é um flagelo que atinge 1 milhão de trabalhadores, sobretudo jovens e cada vez há mais. São mais baratos, descartáveis e trabalham
mais horas do que a média da UE, sendo a terceira maior carga horária. Um em cada cinco
trabalhadores não tem emprego permanente.
   A inversão/resolução desta situação beneficiará a produção - aumentando a riqueza e criando equidade.
    Que Viva sempre o 1º de Maio!

                                      artigo de opinião de Vítor Colaço Santos

Publicada por josé bernardo amaral à(s) 15:34 1 comentário:
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

1.º DE MAIO - Dia Mundial do Trabalhador


Publicada por Ernesto Silva à(s) 15:33 Sem comentários:
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
                             Choveu na minha horta

Com um inverno anormalmente seco e sem chuva que se visse aqui havia quase dois meses, uma terra onde abundam as nascentes de água, como esta é, dava vontade de chorar ver um tractor a lavrar um campo envolto numa núvem de poeira!
O terreno onde cultivo os principais hortícolas para consumo da casa é atravessado por um ribeiro, não me faltando, para já, água para regar o que mais precisa, apesar de o caudal estar reduzido a um terço do normal para a época.
Todavia, quando o tempo vai seco, por mais que se regue nunca é suficiente, porque o vento e o ar quente evaporam rapidamente a humidade; além de que não há rega que substitua uma boa chuvada, que finalmente aconteceu toda a noita passada. Até o ambiente, saturado de cheiro a queimado, se tornou mais respirável.
Oxalá se repita mais vezes o que agora aconteceu, porque um inverno seco seguido de uma primavera nos mesmos moldes não pode trazer nada de bom para os campos…


                                                 Amândio G. Martins
Publicada por Górgias à(s) 14:05 3 comentários:
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

Até sou crente, mas não tanto

Apesar de não ter votado nestes partidos que em boa hora se juntaram para nos governar, digo boa hora pois os resultados têm sido excelentes, e por essa razão já por diversas vezes tenho apoiado certas medidas tomadas pois entendo que são para o bem de todos. Na minha opinião, será necessário ser masoquista ou muito fanático - e mesmo assim usar palas, para discordar do que está bem. Por isto tudo, penso ter autoridade para discordar de duas medidas muito recentes. Uma delas, diz respeito à tolerância de ponto para o dia 12 de Maio. Para quê? Será para que se possa ir à Base Aérea de Monte Real com bandeirinhas na mão esperar o Papa Francisco? Ou para ir à procissão das velas ao Santuário de Fátima já a altas horas? Se nos lembrarmos que somos um estado laico, tudo isto não será uma medida demagógica? Quando à outra discordância, fiquei pasmado quando o governo vem garantir que vão ser criados anualmente 100 postos de trabalho na CGD, isto depois do anúncio da necessidade de despedirem 2.200 bancários e encerrarem cerca de 70 agências. Alguém me poderá esclarecer se estamos perante algum milagre da multiplicação? É que eu sou crente, mas tanto não. Jorge Morais

                                                Ilustração do leitor Paulo Pereira

Publicada no Jornal PÚBLICO de 29.04.2017 - DESTAK 02.05.2017  -  DN-M 02.05.2017
                                          Revista VISÃO 04.05.2017     -   Revista SÁBADO 4.05.2017                  
                                                                          JN 19.05.2017

Publicada por Unknown à(s) 10:38 Sem comentários:
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

A Ponte para o sol

A ponte para o sol

30 ABR 2017 / 02:00 H.
    Como em Fátima já não há alojamento nem para as moscas, e a oferta para pernoita e descanso, ainda possível, custa na especulação, umas significativas e boas moedas de euro, que se pagam por cartão dourado e em notas, o governo do actual António, 1º ministro do generoso elenco sentado em S.Bento, decidiu tolerar a falta ao trabalho por causa da visita peregrina do Papa. Embora sendo laico, o 1º ministro Costa, crente na possibilidade de que no Terreiro sagrado de Cova de Iria, comporta com mais gente, abriu o coração à vontade dos funcionários públicos, que desejam muito “estarem presentes” nas celebrações que ali vão ter lugar, chamadas de Canonização dos pastorinhos. Estes com toda a emoção, agradecem tamanho respeito pela devoção enquanto laboriosos agentes do Estado. Mas constatada a falta de hospedarias, e outros alojamentos confortáveis, e demais espaço, os crentes que professam a religião das pontes toleradas, vão com certeza rumar a outros santuários, aonde também poderão andar descalços e de joelhos sobre as areias, a construirem castelos com os filhotes, e até aliviados de roupagem muito oficial, a fazerem um sacrifício numa qualquer esplanada algarvia, aonde o sol também baila e conforta. Encontrar culpas e culpados por isto assim acontecer, é não ter a noção de que o país, é grande para uns e pequeno para outros. É religioso quando quer e demonstra quando convém, fé no seu povo, que lhe serve de clientela quando dela precisar. E está para breve essa necessidade. “Eleições à porta, seja Deus louvado. Seja Deus louvado...seja...”!

     
      

    Publicada por mouraria-mouraria à(s) 10:03 Sem comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

    A VIDINHA

    Venho à confeitaria, olho as pessoas, nada parece afectá-las. Nem as bombas de Trump e do Daesh, nem o fascismo de Marine Le Pen, nem o capitalismo de Macron e Merkel. Continua a pensar-se só em futebol, nas novelas e na vidinha. Grande parte das pessoas estão alienadas. Estão fechadas no seu mundo, cada vez mais sós, entregues à tecnologia. Não há vida, só morte em vida. E automatismos. E compra e venda. Na verdade, parece haver vida, liberdade nos bebés e nas crianças, na sua inocência, mas logo eles serão convertidos às leis da máquina.
    Que podridão nos vendem os inimigos da vida. Querem que sigamos o rebanho, enquanto eles acumulam. Que gente reles, odiosa. Vermes. Deveriam ser banidos da face da Terra. No entanto, as pessoas preferem atacar o seu semelhante, o vizinho do lado que recebe o Rendimento Mínimo ou o imigrante. As pessoas não têm consciência do seu inimigo de classe. E lá vão prosseguindo a sua vidinha.
    Publicada por A. Pedro Ribeiro à(s) 09:48 Sem comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
    Privacidade

    Não quero que me contes da vida
    Coisas que só te dizem respeito
    A privacidade é um teu direito
    Mas nunca a deixes desprotregida.

    E não a tenhas por adquirida
    Como se tudo fosse perfeito
    Desconfia sempre desse sujeito
    Que se imiscui além da medida…

    Não desbarates a privacidade
    Expondo-te sem necessidade
    Só para mostrar que também existes.

    Existes sem o mostrar à cidade
    E se buscas mais felicidade
    Procura dar amor. aos que são tristes!

    Amândio G. Martins


    Publicada por Górgias à(s) 07:05 Sem comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

    A 30 de Abril de 1949, nasce, António Guterres






    Resultado de imagem para antónio Guterres


    A 30 de Abril de 1949, nasce, em Lisboa, António Manuel de Oliveira Guterres, é um engenheiro e político português. Foi Primeiro-ministro de Portugal e Alto- Comissário das Nações Unidas para os Refugiados. Actualmente as funções de Secretário-geral da ONU, sendo o nono secretário-geral da Organização das Nações Unidas.
    Exerceu o cargo de alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados entre 15 de Junho de 2005 a 31 de Dezembro de 2015. No ano seguinte, anunciou a sua candidatura ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas. Em 5 de Outubro de 2016 foi anunciada a vitória de António Guterres na eleição para secretário-geral, sendo marcada para o dia seguinte a votação formal no Conselho de Segurança. Em 6 de Outubro de 2016, o Conselho de Segurança votou por unanimidade e aclamação a resolução que recomenda à Assembleia Geral a designação de António Guterres como novo secretário-geral das Nações Unidas.
    Depois do juramento prestado a 12 de Dezembro de 2016, perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, António Guterres tomou posse como o nono secretário-geral das Nações Unidas no dia 1 de Janeiro de 2017 para um mandato de 5 anos. 
    Publicada por MÁRIO DA SILVA JESUS à(s) 00:54 4 comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
    Etiquetas: efeméride - 30 de Abril de 1949, nasce António Guterres

    sábado, 29 de abril de 2017

    O 25 de Abril mais triste



    Este 25 de Abril foi para mim, muito triste. Assisti na TV durante o dia aos festejos, manifestações e entrevistas àquele povo anónimo que interrogado o que mais recordava sobre a data, respondia invariavelmente ter sido graças à revolução dos cravas (cedência à igualdade de géneros do BE) que o próprio, algum parente chegado ou afastado tinha sido libertado da prisão. E eu cada vez mais envergonhado deixando-me escorregar pelo sofá para esconder a vergonha de não ter um parente directo ou por afinidade que para o caso também servia, naquela situação. Deste vulgar cidadão sem passado antifascista nem currículo presidiário, por muitas voltas que dei à cabeça, nada. Lembrei do avô materno ter fugido para o Brasil, mas como sou honesto, era incapaz de invocar o caso pois a fuga foi por motivos passionais. Ainda pensei quando meti sal no açucareiro a um agente da PIDE, mas para ser franco, a minha antipatia advinha por vê-lo a tratar com muita arrogância os empregados de mesa do restaurante onde jantavamos em Dili. Já quase a desistir, veio-me à memória o episódio passado também em Timor quando o meu chefe, capitão do exército, foi injusto acusando-me num caso sem razão. Deixando-o sair do local, e já a imagina-lo bem longe, insultei-o do pior chegando a acusa-lo que era por haver gente como ele, um sustentáculo do regime, que eu estava ali tão longe de casa. Pelos vistos, não se tinha afastado o suficiente, ouviu o meu desabafo, entrou e sem nada dizer colocou sobre a secretária o RDM aberto na página que previa o castigo para tais casos. Na época, fiquei satisfeito por me ter safado da "porrada" mas que hoje serviria em cheio para também poder alegar ter passado pela prisão no tempo da outra senhora. Agora só me resta arranjar um psicólogo que me tire este pesadelo e pedir que ninguém leia esta carta que levará ao desprezo a que irei ser votado, por não ter passado antifascista. Jorge Morais

    Publicada em Abril de 2016

    Nota:
    Devido ao feedback que a minha carta deste ano dedicada ao 25 Abril (De Leste nada de novo) teve - e como em 2016 não publiquei neste blogue a dedicada ao mesmo acontecimento, lembrei-me de fazê-lo agora pois trata-se dum texto sempre actual e onde dou a conhecer factos verídicos passados comigo.
    Publicada por Unknown à(s) 19:22 Sem comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

    O FASCISMO DE MACRON

    Há uns anos atrás o sucesso comercial imediato era visto como suspeito. Hoje tudo se rege pelas leis do mercado. Dentro dos media, os jornalistas concorrem entre si como cães em busca da notícia mais escaldante, para lá da concorrência geral entre os "cidadãos" pelo dinheiro, pelo sucesso, pelo poleiro. Banqueiros, patrões dos media, milionários, capitalistas, políticos do centrão infernizam-nos as vidas e estão-se nas tintas para os milhões que vivem e morrem na miséria. Por isso não apoio Macron. Não apoio os senhores da Terra que agora tremem. São todos fascistas. Trump, Le Pen, Macron, Erdogan e Merkel. Estão todos feitos com as indústrias de armamento. Com os que querem destruir a Humanidade e a Terra. Prossigamos, pois, a luta.
    Publicada por A. Pedro Ribeiro à(s) 07:09 Sem comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
    Saúde

    Trata menos mal a tua saúde
    Essa riqueza incomensurável
    Que tens de crer não ser muito durável
    Se não adoptas melhor atitude.

    É preciso que muita coisa mude
    Com cada um a ser mais responsável
    Distinguir o que não é aceitável
    E tudo aquilo que nos ilude.

    Sejamos “médicos” em causa própria
    Evitando a imensa panóplia
    Que são as drogas por tudo e nada…

    A nossa máquina não é de ferro
    Não pode resistir a tanto erro
    E fica ainda mais avariada!


    Amândio G. Martins
    Publicada por Górgias à(s) 06:45 Sem comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

    A 29 de Abril de 1944, morre Bernardino Machado Guimarães

    Resultado de imagem para Bernardino Machado Guimarães





    A 29 de Abril de 1944, morre Bernardino Luís Machado Guimarães, na cidade do Porto, tendo nascido no Rio de Janeiro a 28 de Março de 1851. Foi terceiro e o oitavo presidente eleito dad República Portuguesa. Foi presidente da República Portuguesa por duas vezes: primeiro. De 6 de Agosto de 1915 a 5 de Dezembro de 1917, quando Sidónio Pais, à frente de uma junta militar, dissolve o Congresso e o destitui, obrigando-o a abandonar o país; mais tarde em 1925, volta à presidência da República para um ano depois, voltar a ser destituído pela revolução militar de 28 de Maio de 1926, que instituirá a Ditadura Militar e abrirá caminho à instauração do Estado Novo.
    Publicada por MÁRIO DA SILVA JESUS à(s) 01:24 Sem comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
    Etiquetas: efeméride - 29 de Abril de 1944, morre Bernardino Machado Guimarães

    sexta-feira, 28 de abril de 2017

    Morreu hoje o padre Joaquim Carreira das Neves

    Resultado de imagem para joaquim Carreira das Neves



    O padre Joaquim Carreira das Naves morreu esta sexta-feira dia 28 de Abril, aos 82 anos, em Lisboa.
    A Agência ECCLESIA avançou a informação, que foi informada pela Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos).
    O padre franciscano e teólogo português nasceu em Caranguejeira a 16 de Junho de 1934. Ordenado sacerdote em 1958, frequentou a Pontifícia Universidade Antonianum e o Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, e o Instituto Bíblico da Flagelação, em Jerusalém. Defendeu a sua tese de doutoramento na Pontifícia  Universidade de Salamanca, sobre a Teologia na tradução grega dos setenta, no Livro de Isaías, em 1967. Era professor catedrático da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, de onde se jubilou em 2005.

    Á sua família as minhas sentidas condolências.
    Publicada por MÁRIO DA SILVA JESUS à(s) 11:42 Sem comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

    Portugal em erupção vulcânica e nuclear

    Hoje - logo pela manhã, como numa aurora boreal -, tomamos conhecimento que só nestes quatro meses de 2017 já eclodiram seis vezes mais fogos do que em todo 2016, isto é, seremos um país de neros?
    De seguida, soubemos também que o grupo técnico criado pelo Governo acerca do latente perigo de Almaraz, não coloca o mínimo de entraves ao armazém de resíduos nucleares na citada central de morte anunciada.
     Retemos ainda a notícia, acerca da cândida recusa de Granadeiro em não prescindir do segredo bancário, no que concerne às investigações sobre os fluxos financeiros dos alegados pagamentos de elevada ilicitude sobre a sua ‘honesta’ proveniência, quiçá as contrapartidas delituosas recebidas do ‘filantropo’ Ricardo Salgado, no âmbito da Operação Marquês, que engloba todos os grandes ‘benfeitores’ de Portugal.
    Resumindo: Assim, Portugal, ou vai ou racha!

    nota - texto publicado no blogue 'Ovar - novos rumos', em 28/4/2017

    José Amaral
    Publicada por josé bernardo amaral à(s) 10:15 Sem comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

    Habemus Papa só para alguns

    O actual Governo - numa espécie de populismo bipolar, através de um paternalismo público, à custa do privado -, recriando a bíblica frase ‘deixai vir a mim as criancinhas’ – com a indulgente tolerância de ponto ao funcionalismo público para o dia 12/5, numa sexta-feira santificada -, mudou-a para ‘deixai vir a mim os funcionários públicos’.
    Só que estes, com uma ponte tão bem engendrada, encherão as praias e as esplanadas, com homilias e hossanas à preguiça estatal, à custa do pobre contribuinte e do indefeso trabalhador privado, os quais, se querem algum para sobreviver, têm de fazer das tripas coração, para manterem tanto oficializado laicismo, travestido de elevada religiosidade.

    nota - texto publicado no blogue 'Ovar - novos rumos' de 28/4 e pelo PÚBLICO de 29/4/2017

    José Amaral
    Publicada por josé bernardo amaral à(s) 09:51 9 comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

    A Juventude provocadora

    A Juventude Popular, uma rapaziada afecta ao CDS, partido da Direita controversa no quadro político/filosófico e representativo de uma classe social oportunista, de gravata, sapato de verniz e de tacão alto, vem agora, de tão popular que é, aderir passados 43 anos ao 25 de Abril de 1974. E vai daí, abre a campanha de eleições que se anunciam e para elas se preparam, utilizando abusivamente uma foto de Alfredo Cunha, que retrata o capitão Salgueiro Maia, soldado interventor da estratégia da Revolução dos cravos. Não satisfeitos com a rapina da obra, entretiveram-se a recortá-la, decorá-la e colá-la num fundo azul, fixando-lhe uma legenda à sua medida e gosto. O ar sereno do capitão, surge numa aparição quase celeste, e encostado a uma frase que não foi dele, mas que a JP parece querer-lhe atribuir, mas nela registar a sua má intenção e a sua voz - "A Liberdade é de quem a dá aos outros". Fantástico ó rapaziada do Café-De Saco! Porém o autor do trabalho artístico, é que não gostou nada da brincadeira, e insurgiu-se contra a canseira dos jotinhas em utilizar e espalhar nas redes sociais, a foto, que roubaram e desvirtuaram, como se ela fosse de sua propriedade intelectual. Ora todos sabemos que Cultura é coisa que não vem daquele partido político, e Liberdade muito menos. Dizem eles que foi com boa-fé que procederam a tal roubo. É verdade que eles em matéria de Fé, são capazes de a demonstrar, mas então arranjavam uma foto que os definisse melhor, e essa talvez a encontrassem em Fátima à venda, no meio de tanta cera, que também é coisa que eles fazem, para não terem tanto trabalho, que esse fica para os outros. Aquela Juventude como é democrata-cristã, estaria mais bem representada, se sobrepusesse num fundo azul um ícone do seu santuário, a puxar ao sagrado, mais condizente com as suas orações/propostas, para fazer uma sociedade feliz, e não deitasse mão de um militar fardado, que simboliza um quadro de guerra, já que nem cravo nem pomba exibe para democrata ver. O fundo da foto do Alfredo Cunha, é um poderoso tanque de fazer fogo, forte e feio. Ou seja, de fazer explodir a política de outros 3 efes como os do antigamente, e que tanto foi do agrado da rapaziada que sempre foi próxima desses valores, herdados pelo CDS/PP, até ao 25 de Abril de 1974. Mas o Alfredo, artista das captações de gestos e actuações ímpares, através de uma objectiva, é que não está pelos ajustes, e vai processá-los pelo "claro abuso de propriedade intelectual". Sempre a disparar e a captar imagens e casos. E faz muito bem!

    *-(hoje no Destak)   

    Publicada por mouraria-mouraria à(s) 09:02 Sem comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

    A 28 de Abril de 1855, nasce José Malhoa

    Resultado de imagem para José Malhoa



    A 28 de Abril de 1855, nasce, nas Caldas da Rainha, o pintor, desenhista e professor português José Vital Branco Malhoa. Entre as suas obras mais emblemáticas, poder-se-á citar a tela O Fado, de 1910.

    Faleceu a 26 de Outubro de 1933 em Figueiró dos Vinhos.
    Publicada por MÁRIO DA SILVA JESUS à(s) 08:05 Sem comentários:
    Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
    Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
    Subscrever: Mensagens (Atom)

    Arquivo do blogue

    • ►  2025 (253)
      • ►  agosto (15)
      • ►  julho (36)
      • ►  junho (27)
      • ►  maio (40)
      • ►  abril (35)
      • ►  março (33)
      • ►  fevereiro (32)
      • ►  janeiro (35)
    • ►  2024 (459)
      • ►  dezembro (32)
      • ►  novembro (44)
      • ►  outubro (45)
      • ►  setembro (36)
      • ►  agosto (38)
      • ►  julho (38)
      • ►  junho (29)
      • ►  maio (30)
      • ►  abril (41)
      • ►  março (33)
      • ►  fevereiro (38)
      • ►  janeiro (55)
    • ►  2023 (598)
      • ►  dezembro (53)
      • ►  novembro (51)
      • ►  outubro (53)
      • ►  setembro (37)
      • ►  agosto (48)
      • ►  julho (53)
      • ►  junho (39)
      • ►  maio (34)
      • ►  abril (46)
      • ►  março (46)
      • ►  fevereiro (63)
      • ►  janeiro (75)
    • ►  2022 (512)
      • ►  dezembro (49)
      • ►  novembro (31)
      • ►  outubro (40)
      • ►  setembro (45)
      • ►  agosto (41)
      • ►  julho (35)
      • ►  junho (40)
      • ►  maio (32)
      • ►  abril (55)
      • ►  março (44)
      • ►  fevereiro (52)
      • ►  janeiro (48)
    • ►  2021 (565)
      • ►  dezembro (26)
      • ►  novembro (20)
      • ►  outubro (35)
      • ►  setembro (39)
      • ►  agosto (42)
      • ►  julho (60)
      • ►  junho (61)
      • ►  maio (58)
      • ►  abril (55)
      • ►  março (59)
      • ►  fevereiro (38)
      • ►  janeiro (72)
    • ►  2020 (1055)
      • ►  dezembro (96)
      • ►  novembro (84)
      • ►  outubro (89)
      • ►  setembro (69)
      • ►  agosto (72)
      • ►  julho (79)
      • ►  junho (96)
      • ►  maio (100)
      • ►  abril (95)
      • ►  março (97)
      • ►  fevereiro (82)
      • ►  janeiro (96)
    • ►  2019 (1353)
      • ►  dezembro (118)
      • ►  novembro (102)
      • ►  outubro (108)
      • ►  setembro (96)
      • ►  agosto (98)
      • ►  julho (105)
      • ►  junho (147)
      • ►  maio (154)
      • ►  abril (115)
      • ►  março (92)
      • ►  fevereiro (97)
      • ►  janeiro (121)
    • ►  2018 (1911)
      • ►  dezembro (101)
      • ►  novembro (105)
      • ►  outubro (137)
      • ►  setembro (128)
      • ►  agosto (107)
      • ►  julho (127)
      • ►  junho (180)
      • ►  maio (201)
      • ►  abril (186)
      • ►  março (221)
      • ►  fevereiro (202)
      • ►  janeiro (216)
    • ▼  2017 (2403)
      • ►  dezembro (193)
      • ►  novembro (194)
      • ►  outubro (187)
      • ►  setembro (135)
      • ►  agosto (172)
      • ►  julho (203)
      • ►  junho (205)
      • ►  maio (211)
      • ▼  abril (218)
        • A SELVA HUMANA
        • 1º de Maio, Dia Mundial do Trabalhador
        • 1.º DE MAIO - Dia Mundial do Trabalhador
        •                              Choveu na minha hort...
        • Até sou crente, mas não tanto
        • A Ponte para o sol
        • A VIDINHA
        • Privacidade Não quero que me contes da vida C...
        • A 30 de Abril de 1949, nasce, António Guterres
        • O 25 de Abril mais triste
        • O FASCISMO DE MACRON
        • Saúde Trata menos mal a tua saúde Essa riquez...
        • A 29 de Abril de 1944, morre Bernardino Machado Gu...
        • Morreu hoje o padre Joaquim Carreira das Neves
        • Portugal em erupção vulcânica e nuclear
        • Habemus Papa só para alguns
        • A Juventude provocadora
        • A 28 de Abril de 1855, nasce José Malhoa
        • Aquele som… No fim dum dia de labuta dura No ...
        • Porra para o futebol
        • Esclarecimento precisa-se Como as coisas ruins...
        • Esta juventude não presta !!
        • Viva o 1º de Maio, sempre
        • Futuro presidente de França
        • A festa da "cãonalha"
        • Pregar no deserto Nasce na minha aldeia um rib...
        • A 27 de Abril de 1928, Salazar assume a pasta das ...
        • Programa Nacional de Vacinas
        • Construir o Futuro... Cumprir Abril !
        •                        É o cão que é perigoso ou ...
        • AGORA A "CASSETE", PASSOU PARA A CATARINA MARTINS ...
        • O BANQUEIRO CONTRA A FASCISTA
        • Crenças e crendices Se a fé move mesmo as mont...
        • A 26 de Abril de 1986, Acidente Nuclear de Chernobyl
        • De Leste nada de novo
        • Voltamos a comemorar
        • PR MARCELO, GRANDE DISCURSO NO 25 ABRIL!
        • Caminhada do 25 de Abril
        •                                           Para mo...
        • De improviso "a talhe de foice"
        • Desigualdades Muito boa vida só para poucos D...
        • Aos saudosistas (que os há...)
        • A 25 de Abril de 1953 – Francis Crick e James Wats...
        • PARABÉNS A VITOR OLIVEIRA O "PAPA-SUBIDAS" E AO PO...
        • O Dragão sem chama, não ganha!
        • O Portugal esquecido
        • AS PORTAS DE ABRIL
        • Abril expectativas mil.
        • MÉLENCHON
        • O 25 DE ABRIL E O PARADOXO DA EUROPA
        • Os salários dos gestores de topo
        • ASSIM FALAVA ZARATUSTRA
        • “Que se vaya” Anda o Passos perdidos Cantos da ...
        • A 24 de Abril de 1942, nasce Barbara Streisand
        • Divagando Se andas pela vida sem destino No q...
        • Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
        • A NOVA “SITUAÇÃO”
        • Sai mais uma medalha… O nosso presidente conde...
        • Amazing grace Foi duro e cruel esclavagista V...
        • Sarampo e tabaco
        • A 22 de Abril de 1868, nasce o músico português Jo...
        • DA LUXÚRIA
        • A Comunicação Social
        • O atentado permanente da nossa liberdade
        • MISÉRIA HUMANA
        • Uma "MANITA"
        • DESAPAREÇAM DA VIDA!
        • Ao que Marcelo se sujeita
        • A ignorância moderna
        • Nossa Senhora da Bonança
        • Coisas da "Manita" ou das Idolatrias
        • Entre a relatividade e a subjetividade
        • Horrível Esta aldeia não é no Iraque Mas é ta...
        • Nascimento da Rainha Isabel II do Reino Unido
        • Além da dívida há mais vida!
        • Abriu a época de todas as ignições
        • SARAMPO E ÉTICA
        • Cerimónia de lançamento do livro "História do Cerc...
        • Ai, 25 de Abril
        • Existem muitos braços armados: uns oficiais; outro...
        • Terra triste Há tanta terra boa e vazia E tan...
        • Hepatite A: a via de transmissão é, sempre fecal-o...
        • Onde estarão os problemas?
        • Ignorância atrevida Que a ignorância é atrevid...
        • Orçamento Participativo: no sofá, no computador, d...
        • Ainda sobre esses bons actos
        • Que resta do 25 de Abril?
        • Sem emenda O trabalhador produz a riqueza O c...
        • CLAQUES DE QUALQUER CLUBE: TENHAM MAIS VERGONHA E ...
        • O paquete «Luzitania» afunda-se próximo do Cabo da...
        • O passado do «trabalho do futuro»
        • Ainda as vacinas e as "bolsas reservatório"
        • A 18 de Abril de 1842, nasce Antero de Quental
        • O milagre de s. Bruno
        • Fim de tudo Anda por aí a rondar a morte Que ...
        • MÉLENCHON
        • Sarampo: uma história clínica
        • O MUNDO ESTÁ MAIS PERIGOSO
        • Populismo, é que nome?
        • O Tribunal Internacional de Haia espera-os...
      • ►  março (253)
      • ►  fevereiro (191)
      • ►  janeiro (241)
    • ►  2016 (1657)
      • ►  dezembro (113)
      • ►  novembro (136)
      • ►  outubro (129)
      • ►  setembro (109)
      • ►  agosto (95)
      • ►  julho (134)
      • ►  junho (117)
      • ►  maio (152)
      • ►  abril (168)
      • ►  março (157)
      • ►  fevereiro (167)
      • ►  janeiro (180)
    • ►  2015 (1643)
      • ►  dezembro (156)
      • ►  novembro (164)
      • ►  outubro (153)
      • ►  setembro (187)
      • ►  agosto (141)
      • ►  julho (146)
      • ►  junho (79)
      • ►  maio (125)
      • ►  abril (113)
      • ►  março (112)
      • ►  fevereiro (123)
      • ►  janeiro (144)
    • ►  2014 (1273)
      • ►  dezembro (106)
      • ►  novembro (97)
      • ►  outubro (93)
      • ►  setembro (110)
      • ►  agosto (86)
      • ►  julho (123)
      • ►  junho (102)
      • ►  maio (137)
      • ►  abril (132)
      • ►  março (97)
      • ►  fevereiro (83)
      • ►  janeiro (107)
    • ►  2013 (1023)
      • ►  dezembro (66)
      • ►  novembro (77)
      • ►  outubro (109)
      • ►  setembro (111)
      • ►  agosto (50)
      • ►  julho (135)
      • ►  junho (78)
      • ►  maio (109)
      • ►  abril (106)
      • ►  março (106)
      • ►  fevereiro (52)
      • ►  janeiro (24)

    Contribuidores

    • A. Küttner
    • A. Pedro Ribeiro
    • Ana Santos
    • Céu M.
    • Carlos Luna
    • Clotilde Moreira
    • CopofoniaDodecafonica
    • Dinis Evangelista
    • Endovélico
    • Ernesto Silva
    • Fátima Rodrigues
    • Francisco Ramalho
    • Górgias
    • Graça Costa
    • Gustavo Cudell
    • Jaime Azevedo
    • Jean Carlos Vieira Santos - TECCER/PPGEO UEG
    • Ji Do Kwan
    • João Pereira Baptista
    • Joaquim Carreira Tapadinhas
    • Jorge Gameiro
    • José A. Rodrigues
    • José A. Rodrigues
    • José Madureira
    • José Palha
    • José Pombal
    • José Valdigem
    • Lúcia Gomes
    • Mário Bravo
    • Manuel José Martins
    • Manuel de Cascais
    • Rafael Gomes
    • Ricardo André
    • Santana-Maia Leonardo
    • Vítor Colaço Santos
    • Zé Carlos
    • admiravelmundonovo
    • orivaldo jorge de araujo
    • vivaldo jorge de araujo
    Com tecnologia do Blogger.