Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quarta-feira, 19 de abril de 2017
5 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Recebi há momentos a notícia de que a adolescente que morreu com um sarampo complicado, não estava vacinada por contraindicação individual devido a ter reagido com "alergia" a uma outra vacina. Como nestas coisas científicas, o rigor tem um papel fulcral, o caso dela terá sido daqueles em que a sua situação era singular e a justificar a não vacinação. Habitualmente tem a ver com alergia aos caldos de cultura onde se desenvolve o vírus vacinal, mas isso não vem ao caso aqui neste texto genérico.
ResponderEliminarMas, como já disse, estes casos não invalidam o que já se sabe em Saúde Pública, de grandes grupos, portanto: vacinar, vacinar. vacinar!
EliminarTemos que agradecer este esclarecimento tão importante que desmente e corrige o que a imprensa tem divulgado, nomeadamente o Expresso que diz: “A jovem que morreu com sarampo esta quarta-feira no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, não estava vacinada por opção da família. Fonte médica revelou ao Expresso que a mãe da rapariga de 17 anos é antivacinas e adepta da homeopatia. Além de não ter protecção contra o sarampo, também não tinha outras vacinas do Programa Nacional de Vacinação.” Renovo o meu agradecimento ao Dr. Fernando Rodrigues
Mais uma vez em nome da informação correcta, a notícia que me chegou foi através do PÚBLICO "online" e daí vale o que vale. No entanto a situação que referi (alergia) é plausível pois existem essas situações. Termino com uma "palavra de calma" pois, como a Direcção Geral de Saúde tem dito, o surto epidémico deverá ser limitado pois a percentagem de pessoas que estão imunizadas ( ou porque foram vacinadas ou porque tiveram a doença) é bastante elevada! E aproveito para dizer aquilo que nem todos sabem mas, até por "orgulho pátrio", necessitam saber: o sistema de vacinações português é dos melhores do mundo! E é público, como mandam as regras.
EliminarSe este triste desfecho puder servir de alerta sério para os que negligenciam a importância da vacinação já não terá siddo de todo em vão o sacrifício da jovem...
ResponderEliminarSe este triste desfecho puder servir de alerta sério para os que negligenciam a importância da vacinação já não terá siddo de todo em vão o sacrifício da jovem...
ResponderEliminar