sábado, 20 de outubro de 2018


O povo cheira-lhes mal...


A maioria dos eleitos para os mais diversos cargos políticos, depois da falsa simpatia exibida na campanha eleitoral, após a tomada de  posse, queixa-se quase toda a gente, assumem aquela máscara de importância e inacessibilidade que dificilmente se lhes chega perto, sobretudo a gente comum, que os amigalhaços, esses nunca têm dificuldade.


Daí que me pareça uma excelente prática o que faz o autarca espanhol de Vigo, Abel Caballero; através da TV local, Localia televigo, no programa “Vigo de Cerca”, fala directamente com as pessoas, que lhe telefonam a fazer os mais diversos reparos, desde a tampa do contentor do lixo que funciona mal, deficiência na limpeza dos mesmos, até  ruídos nocturnos e obras que demoram muito, com as poeiras a invadir tudo.

E assiste-se a um diálogo sereno e educado, sendo as reclamações apresentadas com boas maneiras; raramente se ouve alguém  ser menos correcto com o “Alcalde”, que toma nota de tudo e, no que depende de si,  resolve mesmo, facto que se constata pelo “feedback” recebido.

Vendo esta relação de proximidade com as populações, por cujo bem-estar lhe compete zelar, percebo a má vontade revelada contra si pelos políticos da Direita, a começar pelo presidente da Junta da Galiza, Alberto Feijóo, que não lhe facilita nada, dando a ideia de ciumeira da popularidade de Caballero, que tratam com frequência como o "ancião Caballero", certamente por ser socialista...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.