sábado, 1 de janeiro de 2022

 

PORQUE HOJE É DIA MUNDIAL DA PAZ


Mas que esperança de paz se pode ter, quando o país que, de longe, tem o maior orçamento militar do mundo e que este ano ainda o aumenta, atingindo 768 mil milhões de dólares? O maior de sempre.

Que esperança de paz se pode ter, quando esse país que lidera a maior organização militar do mundo, a NATO, que deveria ser extinta, uma vez que a que se lhe opunha, O Pacto de Varsóvia, já o foi, e em vez disso, visando a China, com o Reino Unido e a Austrália, cria outra, a AUKUS, que prevê, entre outros meios bélicos, dotar a Austrália de submarinos atómicos? E nessa região, Ásia-Pacífico, com o mesmo objetivo, reforça as suas bases militares no Japão e na Coreia do sul? Já agora, recorde-se, esse país, detém 800 bases militares espalhadas pelo mundo, e é o que mais guerras e golpes de estado provocou e/ou apoiou, assim como regimes despóticos, que ainda apoia.

Que esperança de paz se pode ter, quando desse orçamento astronómico, 300 milhões vão para a Ucrânia e mais 150 milhões para os países bálticos? Países vizinhos da Rússia com populações, até com famílias, da mesma origem étnica e cultural, mas onde o fascismo medra sem peias?

Que esperanças de paz se pode ter, quando a par de tudo isto, a NATO se posiciona cada vez mais junto ás fronteiras da Rússia e se cerca também, como acima se disse, a China, e se desencadeia esta perigosíssima corrida aos armamentos?

E agora, ao contrário dos tempos da guerra fria, dos tempos do “perigo comunista” da URSS, já não se trata de uma questão político-ideológica. Trata-se sim, do velho sonho ianque de hegemonia global. E com isso, arrastando os seus aliados/subordinados, onde, através dos governos PS ou PSD, tristemente, e até ao arrepio da nossa Constituição, Portugal se encontra.

Dizer finalmente, que os que os move, é que os dois países que elegeram como seus principais inimigos, o fazem, porque os mesmos não se lhes subordinam, e um deles, a China, cresce economicamente a ponto de, previsivelmente, os ultrapassar.

“Com tanta coisa boa que este mundo ainda tem, venho eu, logo no primeiro dia do ano, “falar” nisto?” Pois é! Porque é Dia Mundial da Paz e se a comunicação social dominante o fizesse não dando apenas a versão dos protagonistas referidos, já não seria preciso fazê-lo. E se cá já não estivermos, de que servem as tais coisas boas?

Mas, apesar de tudo, podemos e devemos ter esperança de paz. Para isso, temos que bater-nos por ela. Só ela e a liberdade, nos asseguram a dignidade e a vida.

Um 22, o melhor possível para todas e todos.

Francisco Ramalho


PS- No dia em que a África do Sul e o mundo, prestam a derradeira grande homenagem ao valoroso combatente pela Paz e pela dignidade, Desmond Tutu, curvamo-nos também em total respeito perante a sua memória.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.