domingo, 2 de outubro de 2022

Canoagem

 

Tem havido por estes dias, em Ponte de Lima, naquele espelho de água que o açude da Guia forma no Rio Lima, em frente ao casco velho da vila, um raro colorido; de facto, embora seja possível ver, diariamente, várias canoas do Clube Náutico em exercícios de treino, o Mundial de maratonas que por estes dias ali tem lugar proporciona a quem quiser, que há imenso espaço aberto para se poder ver de perto o desenrolar das provas, um ambiente delicioso.

 

Os açudes nos rios nunca são pacíficos, e quando são mal desenhados provocam desequilíbrios insanáveis, como aconteceu com aquele que o actual substituíu, que provocou manifestações à marretada, porque aos  pescadores a montante não chegavam sobretudo as lampreias, que poucas conseguiam transpor aquilo na época da desova.

 

Felizmente, o erro foi corrigido com uma obra bem feita, com larga e apropriada rampa para todos os peixes e uma rampa de suporte do próprio açude, feita de fortes pedregulhos soltos, cujo efeito cascata delicia quem o possa ver. Lembro-me do tempo em que o rio corria livre de obstáculos, e na época seca ficava reduzido a um pequeno regato encostado à margem direita, deixando à frente do burgo um extenso areal desolado...

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.