domingo, 29 de janeiro de 2017

EDUCAR SEM MAGOAR

Resultado de imagem para educar sem magoar



Mais um excelente trabalho publicado na Notícias Magazine, de 22 de Janeiro de 2017, e trazido até aos leitores, pela sempre talentosa Ana Pago. Com mais uma fascinante história da semana, desta vez, acerca da educação a dar às crianças: bater ou não bater? Eis a questão. Enfim, um tema deveras interessante, educar sem, magoar.
Pessoalmente, não sou muito a favor da teoria, de se dar a tal palmada “milagrosa” no rabo de uma criança, que como afirma a autora do texto, poderá ser um correctivo necessário para controlar uma birra?   
Eu tenho optado pelo chamado “abre olhos”, tentando manter uma posição e relação de respeito, entre, o eu, e a(s) criança(s). No entanto há várias formas possíveis para se poder dar alguma educação a uma criança e também conforme a idade que a mesma, tem é essencial e fundamental acima de tudo, saber estabelecer uma comunicação e transmitir directamente à criança os melhores valores na sua educação, para a sua caminhada deque irá ter, pela frente. No meio de alguns limites o adulto terá que ter alguma imaginação e ter simultaneamente alguma dose de paciência.
O castigo, mais apropriado? Dizer não, na altura certa e privá-los do que eles mais gostam.

(Texto-opinião, publicado na revista Notícias Magazine Nrº. 1288 de 29 de Janeiro de  2017)

MÁRIO DA SILVA JESUS














(

~


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.