sábado, 16 de novembro de 2019

CANAL DE SUEZ E SEUS 150 ANOS: 16/11/1869


O lendário e velho mar Mediterrâneo, conhecido desde a mais remota antiguidade, berço de grandes impérios, palco de gloriosas batalhas entre povos de todas as matizes, sempre foi no decorrer da história, uma das mais importantes vias marítimas que se tem notícia.
Nesta importante artéria, não corre somente o sangue daqueles que tombaram em épicas lutas por um planeta melhor, corre também, o sangue negro representado pelo petróleo que ali é escoado do oriente médio para energizar o nosso mundo.
A importância estratégica desta rota teve um aumento decisivo, com abertura do canal de Suez (195 km) a partir de 1869, que ao interligar o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho, excluiu por completo o complemento terrestre então usado. Neste contexto, outro fato marcante, foi à internacionalização do uso do canal, inclusive para navios de guerra, através da Convenção de Istambul de 1888, que continua a vigorar, mesmo após a sua conturbada nacionalização pelo Egito.
Em vista aos fatores climáticos esta magnifica obra de arte, tem encontrado uma significativa concorrência com uma nova rota alternativa, através do Ártico.
 A China pela sua vocação fortemente exportadora, visando tornar seus produtos mais competitivos que já o é, com a Europa, foi um dos primeiros a utilizar esta nova rota alternativa através do polo Ártico, que atualmente só é possível durante 4 meses, devido ao degelo causado pelo aquecimento global. Num futuro próximo, durante todo ano, ao dotar seus navios de modernos quebras gelos. Tem-se conseguido reduzir de 48 dias (Suez) para 33 dias (Ártico), com uma queda de 30% nos custos de transporte entre o porto no nordeste da China, ao porto da cidade holandesa de Roterdã.

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