terça-feira, 19 de novembro de 2019

Desapareceu uma Estrela do Céu...

A música popular portuguesa
e de intervenção social perdeu
um dos seus últimos baluartes.
Desapareceu fisicamente o enorme
e brilhante cantautor, poeta e 
arranjador, José Mário Branco.
Adriano Correia de Oliveira
e José Afonso, já desaparecidos,
também ajudaram a semear 
o glorioso 25 de Abril!
Felizmente, entre nós estão,
Fausto Bordalo Dias, Francisco Fanhais,
Sérgio Godinho, Janita Salomé, Vitorino
e Fernando Tordo entre poucos.
As pessoas só são quando
fazem e José Mário Branco
foi ao longo da sua vida um
profícuo obreiro. As suas canções
populares têm uma forte mensagem
de inquietação, de apelo à luta
para que os povos tenham 
uma vida afastada da precisão
e da insuficiência. «Somos a
maioria e quando dermos conta de tal,
outro galo cantará em Portugal!»,
disse-me o meu querido e já
saudoso amigo e companheiro,
Zé Mário. Estejas já onde estiveres/
o que cantastes povoado de
bem-mequeres/ guardamos-te
no coração/ p'la tua lúcida razão!
Até à Eternidade meu Querido!

        Vítor Colaço Santos 

4 comentários:

  1. A minha singela homenagem a um cantautor engajado.

    ResponderEliminar
  2. Não pude deixar de reparar que este seu texto, na publicação de hoje no Público, omite Sérgio Godinho, Janita Salomé e Vitorino. Sabe as razões? Eu gostava de saber, tanto mais que o mesmo jornal dá bastante destaque ao Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há tanta razão que a razão desconhece... Nem de propósito, ainda hoje em conversa com um militar de Abril lhe dizia:'Funda-se!, não inclui o Sérgio, o Janita, o Vitorino, o Cília e o Manuel Freire e os demais em número escasso'. A pertinência da pergunta tem resposta simples. Na ânsia de criar uma humilde homenagem ao meu querido Amigo Zé Mário, teve que ver com um imperdoável esquecimento, aos também Brilhantes músicos assinalados. O PÚBLICO fecha a recepção dos artigos d'opinião às 17 horas e, já estava muito em cima da hora... mais uma vez - depressa e bem, não há quem. É sintomático, já noite, senti-me «envergonhado», quando me apercebi, que tinha omitido involuntariamente aqueles monstros sagrados! Não perderão pela demora... Ainda por cima, sem desprimor pelos demais, o Sérgio Godinho ocupa um lugar especial no meu coração!...

      Eliminar
    2. Fiquei contente por saber que tudo não passou de um lapso e nada mais do que isso.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.