artigo de opinião de Vítor Colaço Santos
Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quarta-feira, 29 de junho de 2016
Esta Europa não dos cidadãos
A dita União Europeia (UE) não responde aos anseios dos seus povos e estes, quando são chamados a decidir, refutam-na. Sem alicerces democráticos profundos e sem solidariedade, rejeitam-na. Esta Europa é sobretudo dos números (Finança). A saída do Reino Unido (RU) da UE dá mais força aos partidos de extrema-direita, aos racistas e à xenofobia. A campanha do NÃO no RU usou a crise dos refugiados como exemplo deturpado e amedrontador. Nesta UE, sobra-lhe miséria política e moral: Veja-se a vingança que fizeram ao Estado grego e a Tsipras (que não é da cor política dos poderes instalados), rebentando com o berço da Democracia – a Grécia e o seu povo; veja-se como impuseram uma receita de austeridade de garrote a Portugal, esta ter sido seguida para além do exigido, continuando a ameaçar-nos com pesadas sanções! Mas, o presidente da CE, Juncker, admite dois pesos e duas medidas à França em incumprimento, porque «a França é a França»(!) A forma de salvar a Europa é torná-la solidária, equitativa e progressista para todos os cidadãos, onde as decisões sejam participadas por todos os países e não pela voz unilateral da Alemanha...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.