Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
segunda-feira, 27 de março de 2017
A ARTE COMO INQUIETAÇÃO
A verdadeira arte é inquietação, nada tem a ver com o entretenimento. Questiona o homem, a condição humana, o que fazemos aqui, de onde viemos, para onde vamos. Mostra-nos o caos, o ódio, a guerra para que pratiquemos o amor. A arte é liberdade, é libertação. É descer aos infernos, aos paraísos de nós mesmos. É sonho, é imaginação, é utopia. É teatro, é música, é poesia. Perante uma sociedade que prega o consumo de massas, o útil e o imediato, a arte alerta-nos para os grandes problemas do homem e do mundo. Daí que seja perseguida pelas ditaduras e relegada para segundo plano nas nossas escolas. A arte é conhecimento, sabedoria. Pode ser dionisíaca ou apolínea. É ela que nos dá asas, conjuntamente com a filosofia. É ela que nos aproxima do divino, do fraterno. Crescemos com ela. Evoluímos rumo aos céus, rumo ao infinito. A arte é poesis, transformação, magia. Atrevo-me a dizer: só a arte e o amor salvarão o mundo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.