Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
segunda-feira, 27 de março de 2017
VAMOS AMPLIFICAR A VOZ DA GIRAFA
Caros colaboradores da Voz da Girafa, terminámos ontem o nosso 4ª Encontro, fazendo uma reflexão conjunta sobre as formas de dinamizarmos e aumentar o som da nossa voz, que é dizer da intervenção cívica que praticamos ao escrever para os jornais as cartas do Leitor.
Os espaços estão cada vez mais reduzidos, alguns cortados, e assistimos a uma lenta (ou se calhar rápida) agonia dos jornais em formato de papel a que estamos habituados.
Pensamos ser tempo de olhar para outras formas de expressão da palavra e queiramos ou não é no digital que está pelo menos o futuro mais próximo.
Temos um excelente e único blog e talvez seja o momento para todos em conjunto, todos participando, todos oferecendo as suas ideias e opiniões, melhorarmos esta nossa plataforma de comunicação.
Como embelezar, como aumentar as funcionalidades, como arrumar melhor, como facilitar o acesso e a consulta , como divulgar melhor e trazer mais colaboradores, mais leitores, mais influência positiva nos outros meios de comunicação.
Vamos pensar e dizer sobre tudo isto e mais. Assim, pedimos a todos que durante um mês, a contar de agora, enviem as vossas opiniões, façamos contraditório educado e saudável, e depois, no final, filtremos as melhores ideias e as implementemos neste nosso blog.
Este espaço é de todos nós e por isso mesmo é fundamental que todos parrticipemos neste esforço que vai valer a pena.
Obrigado e que comecem a chover ideias.
4 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Para começar, aplaudo a ideia, mesmo na minha condição de quase ignorante no manuseamento das novas tecnologias. A verdade incontestável é que os jornais tradicionais estão a naufragar e não parece haver bóias de salvação suficientes para salvar a tripulação e os passageiros que ainda persistem. Já não tenho grande futuro, mas quero fazer o possível para ajudar a manter o barco da comunicação à tona de água. Para o Luís e para a "equipa dirigida pela Céu" um grande abraço lusitano, e testemunhar que foi um encontro útil e com significado.
ResponderEliminarFui dos poucos que ainda conseguiram ouvir esta proposta, ontem, agora plasmada aqui na "Voz da Girafa". Não me permito discordar pois, quanto à parte técnica, sou "iliterato". A minha eventual objecção derivaria duma concepção mais "artesanal" de cultura e da "má ideia que tenho de mim" quanto a "mudar o mundo" (já lho disse ao terminar o encontro de ontem). Mas reconheço que o mesmo mundo gira e acho que ainda tenho alguma lucidez para pensar que vocês têm, por certo, razão. Portanto, não contribuo porque... não sei, mas cá estarei para desempenhar o meu papel, por ínfimo que seja! Avante!
ResponderEliminarMuito bem! Traduzindo da melhor forma o que foi discutido ontem! Amplificar e projetar a voz da girafa que ainda é pouco audível, frágil pela tenra idade, mas que com tempo e saber e, sobretudo, paciência e perseverança, acreditamos que se ouvirá ao longe, fazendo eco e vibrações positivas !! Há que agarrar a ideia, Luís! Força!!
ResponderEliminarEstou completamente de acordo com o solicitado, contudo o 'meu engenho e arte' é tosco de mais para melhorar e dinamizar o que outros muitíssimo melhor sabem fazer. Eu irei a reboque sem estar no 'pelotão da frente', mas com ele sempre em/na mira.
ResponderEliminar