Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
segunda-feira, 3 de abril de 2017
A 3 de Abril de 1918 - A Sopa dos Pobres é instituída por Sidónio Pais
2 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Na história da sociedade portuguesa, em muitas situações de precariedade económica e de fome generalizada, a igreja, através das suas estruturas e de organizações paralelas, como as Misericórdias e outras irmandades, cultivou a caridade. Assim, durante a 1.ª República, com a guerra institucionalizada que lhe foi feita pelos diversos governos, era vedada à igreja o espaço para actuar. Perante tantos quadros de miséria, o Presidente Sidónio Pais actuou da forma que entendeu conveniente para minorar a fome generalizada. Infelizmente, actualmente, estamos a assistir à distribuição de alimentos através das mais diversas instituições, e é pena que isso se esteja a passar, e até um pouco despercebido, pela generalidade dos governantes.
ResponderEliminarCom este comentário muito oportuno, também acrescento mais apontamentos de grande relevo e de interesse geral, e assim vou também tendo ainda muito mias conhecimentos.
ResponderEliminarAquele abraço fraternal do,
Mário Jesus