segunda-feira, 25 de junho de 2018

Dois homens diferentes... uma só opinião!

Num dia em que podemos "comemorar" mais um "upgrade" do presidente da Turquia, Recip Erdogan, com a passagem de todo o poder parlamentar para as mãos do dito senhor, vou saudar outra coisa que bem mais me agrada, embora não esteja a fazer caminho.
Quem a interpretou foram dois homens bem diferentes: Rui Tavares (RT) e José Pacheco Pereira (JPP). O primeiro num programa de debate na RTP e o segundo noutro, similar, na SIC. Que disseram? Mais ou menos o mesmo: se Vítor Orban, presidente da Hungria, quer ser fascista ... que o vá ser fora da União Europeia. Ou seja: tem que ser posto fora desta. Relembro que RT é um homem europeísta, que propõe que as reformas se façam dentro da Europa  e que JPP, não sendo propriamente um anti-europeu, critica contundentemente aquela, não só nas medidas "liberais" do momento mas também na soberania que, diz ele, retira ao parlamento português.
Agora digo eu aquilo que venho repetindo: com gente como o húngaro "dentro de nós", a sugar o que pode, mas nacional-fascista na essência, não há Europa que resista! Especialmente ( e esse não pode sair porque (ainda...) não entrou...) se, na charneira ocidente/oriente, estiver um autocrata religioso turco que quanto mais concentra de poder, mais deseja concentrar, para tornar o mundo no inferno que ele já é. Com Trump na batuta, mas "bem" acompanhado por todo o lado....

Fernando Cardoso Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.