quinta-feira, 3 de julho de 2014

RUI TOVAR - A enciclopédia do futebol, morreu

No final do dia de hoje, quinta-feira, dia 03 de Julho, morreu o famoso comentador e jornalista, ligado à área do desporto, Rui Miguel Tovar, que nasceu na Lourinhã no dia 16 de Fevereiro de 1948. O conceituado jornalista, a que eu “chamo”, a este homem das letras, uma autêntica enciclopédia, acerca da vasta história do futebol, morreu aos 66 anos no Hospital de Santa Maria em Lisboa, com problemas cardíacos, após se ter deslocado, por volta das 17 horas às urgências daquele estabelecimento hospital, tendo vindo por falecer pelas 19h45. Profundo e grande conhecedor do futebol, tanto nacional como internacional, Rui Tovar tornou-se uma figura conhecida do grande público, em particular dos adeptos do desporto, ao serviço da RTP, tendo desempenhado funções como apresentador e comentador nessa área.
Actualmente, fazia comentários sobre o Mundial 2014 de futebol, quer em crónicas que assinava no diário generalista Correio da Manhã, quer num programa de televisão do mesmo grupo, a CMTV.
Rui Tovar, foi em 1975 saneado do Diário de Noticias por  José Saramago, que foi seu director adjunto, referindo sobre o Nobel que: "Saramago era um grande escritor, mas não era um grande homem".
Teve uma passagem pelo Jornal "o Dia", ingressando depois nos finais dos anos 70 nos quadros da RTP.
Notabilizou-se sobretudo pelos seus profundos conhecimentos pela história e grandes conhecimentos sobre o desporto rei, o futebol e pela sua linguagem gongórica.
O jornalismo português ficou mais pobre com mais esta grande perda. À família as minhas condolências deste anónimo cidadão que tanto o admirava, especialmente pelos seus enormes conhecimentos acerca de futebol.






4 comentários:

  1. Eu que não sigo a modalidade, conheço este nome e, sobretudo, a voz inconfundível.

    ResponderEliminar
  2. E, assim, o meu 'mundo' vai-se esboroando, pairando no ar a lembrança do passado, a caminho do futuro, limiar da eternidade.

    ResponderEliminar
  3. Não faleceu o Rui Miguel Tovar faleceu o seu pai,
    Rui Mário de Sá Osório Tovar de Carvalho

    ResponderEliminar
  4. Ao Senhor Anónimo, agradeço a chamada de atenção, e dou a mão à palmatória, pelo erro cometido, pois efectivamente o Rui Miguel Tovar, é o filho. A todos os leitores e ao próprio as minhas desculpas.
    Melhores cumprimentos

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.