segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ESCRITA CRIATIVA




- Desculpe mas olho para si e pelo ar latino, não vou falhar se disser que fala português. É verdade?
- É verdade.
- Tem tempo?
Espero alguém. Quando esperamos é porque temos tempo. Digo que sim, se bem a intimidade com o café tenha ficado por aí
- Já ouviu falar de escrita criativa? Sabe o que é? Interessa-se pela leitura?
Perguntas difíceis. Tento pensar antes de me comprometer com uma resposta. Trata-se de um desconhecido e estou numa esplanada, local incómodo para nos encostarem à parede.
Para além disso tenho dúvidas. Tenho sempre tantas dúvidas!
- Acho que sei o que é escrita criativa - sobre a leitura mantenho-me calado.
O homem, ainda jovem (trinta e poucos talvez) põe-me à frente dos olhos um volume de páginas A4 encadernadas com um espiralado plástico branco e uma mica transparente a fazer de capa.
 Reparo, sem saber porque reparo, na gola acastanhada da t-shirt que já deixou de ser branca. Salta à vista esse rebordo na primeira linha das várias camadas de roupa que tem em cima de si. Ou é friorento num dia de calor, ou traz consigo para onde quer que vá, o guarda-roupa completo.
- Este é o manual mais completo sobre escrita criativa que existe.
Quando alguém me diz uma coisa destas, tão definitiva, tenho a tendência para lhe cuspir na cara. A maioria das vezes não o chego a fazer, não respondo mas fico a chamar-lhes nomes para dentro.
-Tem à sua disposição um estudo comparativo de frases idiomáticas do português. São o melhor alimento da escrita criativa, as frases idiomáticas.
- Compreendo.
- Tem também um dicionário de semântica. De A a Z. O que seriam as palavras sem um significado? A semântica é a alma das palavras. Fundamental para a criação.
- Não sabia.
- Por último, ofereço nove contos originais e únicos. Se fizer todos os exercícios que o manual propõe e seguir rigorosamente as instruções, poderá igualmente vir a escrever textos parecidos com os exemplos apresentados.
- Estou a ver.
- Este curso pode ser de grande utilidade para a sua vida, e estou praticamente a oferece-lo a um custo ridículo.
- Agradeço a proposta, mas de momento não estou interessado – disse cobardemente, com medos de me enganar de novo nas ilusões.
- Tem ar de quem fuma. Fuma?
Ofereci-lhe um cigarro.
- Já ouviu falar de física quântica? Interessa-se por esses temas?
Também gosto de física quântica porque gosto de ser curioso, mas desta vez não sei se lhe vou responder. Encolho os ombros, ele aceita a minha ignorância. Olhou-me num esgar e tive a sensação de me sentir símio.
- É uma pena que não tenha nenhum chamamento para a ciência política. Compilei um manual que faz luz à compreensão da falência das ideologias no mundo contemporâneo.

Comprei o manual da escrita criativa por dez euros e convidei-o para um café numa esplanada burguesa no coração da cidade.

2 comentários:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.