terça-feira, 4 de dezembro de 2018

China, um país - dois sistemas(!)


A República Popular da China é um país bipolar, com dois sistemas políticos: capitalista e outro dito comunista. Designando-se de República Popular, encerra em si mesma, uma grosseira contradição, pois o capitalismo é pernicioso e nada popular, esmagando o abusivamente por eles chamado comunismo.
   A visita de Estado, do seu presidente ao nosso país, foi dominada por interesses económicos. A EDP foi vendida, grosso modo, ao Estado chinês. Um «crime» de lesa-património irreparável, que nos remete para termos a segunda electricidade mais cara da Europa! Seria curioso perguntar ao chefe de Estado chinês, o que se lhe apraz dizer sobre esta enormidade (ou anormalidade) e, ainda o facto do presidente da EDP ganhar mais de 5 mil euros/dia!...
   Marcelo R. de Sousa e António Costa reclamam-se defensores dos direitos humanos e da democracia. Ora que se saiba, não aludiram ao visitante estas gritantes ausências na China… Aqui, o direito sindical é reprimido e os estudantes de Pequim que o apoiaram foram presos! O direito das minorias não existe, sendo a marginalização do Tibete um exemplo infame e quem pugna por um Estado de Direito é preso!
   Por esta visita, o deslumbramento dos governantes é sinónimo de vassalagem para com Xi Jinping - «o» dono-disto-tudo, que vai desde o sector estratégico até às infraestruturas.
Assinale-se que o chefe do presidente da EDP, António Mexia é o Partido Comunista Chinês…

         Vítor Colaço Santos

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.