sexta-feira, 28 de dezembro de 2018


Justiça vs. direitos humanos...


Um homem em estado terminal, em prisão preventiva sem admissão de fiança, está impedido pela justiça de ser internado num hospital competente para lhe minimizar o sofrimento, com o estafado argumento de perigo de fuga e destruição de provas, apesar de todos os testemunhos médicos garantirem que pode  morrer a qualquer momento.

Trata-se de Eduardo Zaplana, membro do Partido Popular espanhol e ex-ministro, em cujo exercício terá cometido as ilegalidades que o levaram a ter de prestar contas; mas ninguém entende que, sofrendo de leucemia, as autoridades judiciais lhe não concedam a possibilidade de tratamento em lugar próprio, como recomenda o hematólogo que conhece o seu estado, com pulseira electrónica ou outro meio qualquer, em vez de o obrigarem a dolorosas e constantes viagens entre a prisão e o hospital.

E foi bonito de se ver que, ao pedido do líder do PP, Pablo Casado, para um tratamento mais humano, outros líderes políticos o secundaram, como Pablo Iglésias, do Podemos, partido que se posiciona nos antípodas daquele partido direitista, dizendo que “los derechos humanos están por encima de cualquier ideologia”...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.