domingo, 23 de dezembro de 2018

NEM A NATUREZA ESCAPA




No altar do seu deus, o lucro, o capitalismo não poupa nada nem ninguém. Nem a própria Mãe Natureza. As últimas e atuais vítimas de que tivemos conhecimento, são os coloridos e chilreantes passarinhos que animam (cada vez menos...) os nossos campos. Milhões deles, estão a ser dizimados com a apanha mecanizada noturna da azeitona nos olivais de exploração super-intensiva da Andaluzia e também no perímetro de rega do Alqueva no Baixo Alentejo. Trata-se de espécies migratórias como pitinhas, felosas, toutinegras, arvelas, pintassilgos, pisco-de-papo amarelo e de asa branca, etc. que, desde os primórdios, na sua natural demanda de inverno para o continente africano, vindos de França, Holanda, Bélgica, Alemanha e Escandinávia, pernoitam nas oliveiras. Encandeados pela luz intensa, não oferecem qualquer resistência e são sugados. Organizações ecologistas e de defesa do Ambiente, como a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), calculam que desde o início da campanha no mês passado, já tenham sido mortas 2,6 milhões daquelas pequenas aves.
Para além do chocante desta prática assassina, dizem os especialistas que a mesma é altamente nociva para o ambiente, uma vez que aquelas espécies alimentam-se de insetos, formigas e pequenos répteis, ficando assim, mais desequilibrados, os ecossistemas.
Na ânsia do lucro, o predador-mor, o homem, vai dizimando as outras espécies, até quando? Até que ele próprio se extinga?
Façamos todos um pouco para que não. Nem todos o merecem. E não foi/é essa a mensagem de Cristo.
Um feliz Natal a todos/as e um ano novo o melhor possível!
Francisco Ramalho
Corroios, 23 de dezembro de 2018

2 comentários:

  1. É miserável, ou melhor/pior que a ganância agravada, cilindre com o rolo compressor tudo e todos(as). As aves, são
    um factor de primordial importância para o equilíbrio ambiental. Ponto. Quem as mata pela sede do vil metal deve
    ser punido com mão de ferro! Sem perdão!, de facto!!
    Parabéns!, pelo teu artigo d'opinião, camarada jornalista, Francisco Ramalho. Para ti, um Natal Alegre e um Saudável ano de 2019!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Vitor, pelas tuas palavras. Um Natal alegre também para ti e respectiva família. Um novo ano o melhor possível.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.