segunda-feira, 7 de janeiro de 2019


É uma estupidez, mas é tradição...


Não se trata de um qualquer ritual de iniciação para a vida, não é instrutivo, não é nada, mas é tradição; a questão não é nova, tendo já sido debatida em anos anteriores, mas parece que de nada servem os reparos a tamanho disparate. E é difícil perceber que raio de coisa se pretende quando se põe uma criança a fumar, porque nem aqueles que querem manter aquilo sabem explicar o seu fundamento: “A minha filha tem nove anos e fuma neste dia desde os quatro” – diz um pai, orgulhoso da burrice.

É que se um pai está impedido de dar um ligeiro tabefe que seja a um filho, porque isso molesta a criança na sua dignidade, como pode ser bem aceite induzí-la a um hábito que é nocivo para a sua saúde,  seja lá qual for o pretexto? Diz o autarca de Vale de Salgueiro, localidade de Mirandela onde o disparate tem lugar, que não se deve dar enfoque ao assunto, porque ele próprio e todos da sua época fumaram sempre nessa festa e hoje não são fumadores...


Amândio G. Martins



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.