terça-feira, 29 de janeiro de 2019


Subir na vida a pulso...


...É conversa que se ouve com frequência a sujeitos muito ricos, que se gabam de ter criado a sua fortuna à custa de muito trabalho e sacrifícios de toda a ordem, a partir do nada; e uma vez ouvi contar a um deles uma dessas histórias “para boi dormir”: “O começo da minha vida foi muito difícil, de emprego em emprego, mal pago, despedido só por pedir ao patrão mais dinheiro; até que um dia, à procura de mais um emprego, encontrei na rua uma maçã que me apeteceu comer, tanta fome tinha”.

“Mas ponderei melhor, decidi vender aquela maçã e com o dinheiro dela comprei duas, que também vendi e com o dinheiro feito comprei quatro; quando já ia na oitava maçã, soube da morte de um tio muito rico, sendo eu o único herdeiro; e assim fui prosperando cada vez mais até ao que sou hoje, mas nunca esquecendo que parti do nada e subi a pulso, coisa que está ao alcance de qualquer um que queira trabalhar”.

Uma história parecida é contada numa nova biografia de Calouste Gulbenkian, da autoria de Jonathan Conlin, que o JN entrevistou. Diz este biógrafo do “senhor cinco por cento” que não passa de mito o que sempre se disse do multimilionário, que também teria subido a pulso na vida. Nascido na antiga Constantinopla, era o mais velho de três irmãos; e, à morte do pai, recebeu de herança os seus negócios, na altura com um valor equivalente a 80 milhões de libras, fortuna que ele teve o mérito de ampliar com outros negócios, nomeadamente na área dos petróleos...


Amândio G. Martins




Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.