No domingo, o Estádio Algarve, em Loulé, testemunhou e serviu de palco a uma final inédita e histórica, para o pequeno-grande, Moreirense Futebol Clube, que inscreve o seu nome na lista dos vencedores da Taça da Liga, juntando-se ao V. Setúbal, Benfica e Sp. Braga, que a tinham anteriormente conquistado.
A final da X Edição da Taça da Liga-CTT, pôs frente-a-frente os vencedores das meias-finais da 'final four', nas quais o Sp. Braga venceu o Vitória de Setúbal, por 3-0, e o Moreirense venceu o Benfica, por 3-1.
Final disputada com todos os ingredientes dignos e próprios de uma final, com o pormenor de ter-se tratado de uma final tipicamente vestida à "minhota", entre duas grandes equipas, com a presença de 6.800 espectadores, tendo os adeptos de ambos os conjuntos proporcionado um bom espectáculo, de cor e alegria, onde as cores vermelhas, brancas e verdes, se misturaram nas bancadas do estádio construído para o Euro'2004.
Infelizmente, excepção aconteceu após a marcação do golo do Moreirense e dos festejos lógicos, por parte dos jogadores de Moreira de Cónegos, quando algum(s) adepto(s), mais fanático(s) podia(m) ter estragado a final e deitado tudo a perder, num jogo sem casos e jogado com a maior correcção. Um jogo de futebol, deve ser sempre uma festa. Porque não?
Vitória, por 1-0, dos comandados do técnico Augusto Inácio, com o único golo da partidaa ser apontado através da marcação de um penalti, convertido por Cauê.
Muito mérito para o Moreirense Futebol Clube, não só pela conquista da Taça da Liga, mas que junta a este saboroso título o facto de ter deixado pelo caminho Estoril-Praia, FC Porto e Benfica e, agora, Sp. Braga.
Estão de parabéns todos os intervenientes nesta conquista, jogadores, técnicos, dirigentes, o simpático clube do Minho, toda a sua massa associativa e as suas gentes, que levaram para Moreira de Cónegos, pequena vila e freguesia do concelho de Guimarães, a apetitosa conquista deste troféu.
É um concretizar de um sonho para muitos dos jogadores, que muitas vezes e devido ao facto de não terem chances de vestir outras camisolas com maior peso, têm poucas hipóteses de viver momentos como aqueles vividos no Estádio Algarve, em Loulé. Foi bonita a festa pá, fiquei contente.
Parabéns ao Moreirense Futebol Clube e às suas gentes.
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal RECORD de 30 de Janeiro de 2017)
MÁRIO DA SILVA JESUS
Eu sou benfiquista, mas dou também os Parabéns ao Moreirense, porque sinto alguma alegria quando os mais modestos triunfam. Um clube de uma vila com pouco mais de 4 quilómetros quadrados e menos de 5.000 habitantes, conquistou um título nacional depois de vencer os três primeiros classificados do campeonato nacional. É um feito nunca antes alcançado.
ResponderEliminarAgora, há que arranjar NOVAS regras para a disputa das taças em futebol, uma vez que os clubes ditos grandes podem ficam com continuados complexos de inferioridade perante os PEQUENOS.
ResponderEliminar