A nossa querida cidade do Porto foi recentemente considerada, mais uma vez, o melhor destino turístico europeu. É uma honra para os portuenses, para o norte e para os portugueses no seu todo.
Estejam onde estiverem devem estar felizes D. Henrique e D. Teresa, que receberam este burgo do rei de Leão e Castela como prenda de casamento, ao "verem" o Porto neste roteiro turístico de excelência.
Ser do Porto é aquilo que é em si mesmo, é amar sentir, sofrer por esta cidade mas também ser exuberante numa incontida alegria na festa mais democrática que é o S. João, na generosidade e solidariedade, no afecto e saber bem receber quem nos visita, factores que nos caracterizam.
Mas não há bela sem senão... O Porto continua sujo apesar, estou em crer, dos esforços que a edilidade tem feito em atenuar a pegada ecológica em parte ligada ao boom turístico.
Apesar de tudo, o Porto continua lindo e preferido mesmo com o rio Douro por vezes conspurcado por agentes poluidores mas que felizmente ainda se consegue auto regenerar.
Mas não é só o lixo, péssimo cartão de visita, que pode ameaçar esta galinha dos ovos de ouro. Existem alguns turistas vitimas da prática de preços exorbitantes por parte de alguns agentes económicos que é necessário combater como é necessário que a Câmara M. do Porto reforce os serviços de limpeza e lance campanhas de sensibilização para que a cidade se torne cada vez mais limpa, bonita e acolhedora.
Zulmiro Raimundo
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.