Já diz o velho ditado que filho de peixe sabe nadar, e este ditado não foge à verdade, e a mais recente comparação acontece com o jogador da actualidade, que recentemente representou o Vitória Futebol Clube (por empréstimo do FC Porto) e que deu nas vistas na recente final-four da 11.ª edição da Taça da Liga/CTT, disputada na cidade de Braga, de seu nome Gonçalo Mendes Paciência, nascido a 1 de Agosto de 1994, na cidade do Porto, e filho de uma outra grande figura do futebol português, o internacional que representou o FC Porto Domingos Paciência, e agora treinador de futebol. Gonçalo Paciência é um dos mais recentes internacionais da selecção A de Portugal, na qual teve o seu baptismo no dia 14 de Novembro de 2017, no Estádio Municipal de Leiria, lançado pelo seleccionador nacional Fernando Santos, num jogo de carácter particular, no VII Portugal - Estados Unidos da América (1-1), depois de ter representado todos os escalões da selecção de Portugal, desde Sub-16; Sub-17; Sub-18; Sub-19; Sub-20; Sub-21; Selecção Olímpica. Representou o FC Porto B, onde se estreou profissionalmente a 12 de Janeiro de 2014, actuando no onze da equipa B, tendo ganho em casa ao Portimonense por 2-0, jogo a contar para a segunda Liga, isto na época de 2012/13, onde se manteve nas épocas de 2013/14 e 2014/15.
Contudo Gonçalo Paciência estreou-se pela equipa principal dos dragões a 21 de Janeiro de 2015, num jogo a contar para a Taça da Liga, frente ao Sporting C. Braga, tendo marcado o primeiro golo na competição na semana seguinte, numa vitória de 4-1 em casa frente à Académica de Coimbra.
Na época de 2015/16 foi emprestado à Associação Académica de Coimbra, seguindo o seu percurso na época de 2016/17 no Olympiakos da Grécia; na época de 2016/17, representou o Rio Ave Futebol Clube e na presente época de 2017/18 representou o Vitória Futebol Clube, onde após uma brilhante prestação na final-four da Taça da Liga/CTT, volta de novo à sua casa de origem, o (seu) FC Porto.
Avançado de talento nato, é sem qualquer motivo para grandes dúvidas, não uma esperança, mas uma certeza no futuro a breve tempo do futebol português e do FC Porto. E, assim, aos poucos tem vindo a criar, pelo seu trabalho, dedicação e talento, e através dos clubes por onde tem representado, uma progressão que o define como um autêntico de avançado de aérea, sempre a cheirar o golo.
O futebol português e o FC Porto ganharam mais um autêntico avançado de raiz, com o qual muito o futebol lusitano tem muito a ganhar, pela sua elevada progressão aliada a um grande talento… Efectivamente é verdade…que filho de peixe sabe nadar.
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal RECORD de 03 de Fevereiro de 2018)
MÁRIO DA SILVA JESUS
MÁRIO DA SILVA JESUS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.