Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
segunda-feira, 16 de abril de 2018
Médicos oftalmologistas e o código deontológico
Claríssimo. Aqui a "a ética é a lei" como dizem os republicanos. E há que cumpri-la. Mas como penso que a a ética não se esgota na lei, embora deva sempre anteceder esta, vou permitir-me deixar uma reflexão que, não sendo propriamente ética mas antes "politicamente incorrecta", entendo que merece ser feita. Isto sem apoiar a punição dos médicos que prevaricaram no cumprimento da "lei ética" que foi aprovada na Assembleia da República e nos rege a todos nós, profissionais da Medicina.
E a pergunta que me faço é: prevaricaram aqueles oftalmologistas legalmente, mas.... praticaram má medicina, sob o ponto de vista estritamente científico e clínico? Aparentemente não. E isso é relevante. Uma coisa é um crime com dolo para as pessoas, outra é um que não tem intenção de prejudicar outrem. Haverá alguns que me estarão a apodar de corporativo porque "desculpabilizante". Quem se expõe está sujeito a essa coisas, mas julgo ter deixado bem claro o que penso sobre o assunto que é, repito, o seguinte: acordo total com a penalização dos prevaricadores da lei mas também um "sossego" interior pela boa prática clínica, no binómio "médico-doente". E "eticamente" isso faz muita diferença, pelo menos para mim.
Fernando Cardoso Rodrigues
3 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Na 7ª linha, onde está "isto sem apoiar", deveria estar "isto sem NÃO apoiar".
ResponderEliminarComo o senhor diz, nem sempre essa prática significa contravenção; do que eu conheço, até é prestado um bom serviço às populações. De facto, sendo clientes de determinada loja, até ficam agradecidos que esta tenha um dia em que o médico lá dá consulta, evitando andar em bolandas para resolver o assunto...
ResponderEliminarAgora vou armar em "sabão" para lhe dizer que pode corrigir, quando tiver necessidade, directamente no texto. Basta clicar no "lápis corrector" e logo lhe aparece o escrito em condições de nele intervir, sem alterar a posição relativa com os outros...
Obrigado.
Eliminar