Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sexta-feira, 4 de março de 2022
COMÉRCIO LOCAL EM VEZ DE COMÉRCIO TRADICIONAL NO PORTO
Com a febre do desenvolvimento e lucro turístico, nas ruas da chamada baixa da cidade do Porto, assistiu-se à substituição de muito do comércio tradicional, pelo que se passou a denominar como comércio local. Embora de forma menos avassaladora, tal também é visível em Vila Nova de Gaia e Matosinhos.
Comércio local que no essencial (loja sim… estabelecimento sim…) são cafés, pastelarias, bares, restaurantes, hotéis, alojamento local, lojas de lembranças e recordações (algumas com artesanato nacional, mas a maioria com artigos oriundos da China).
O negócio imobiliário e senhorios também aproveitaram a onda, afastando, com mais ou menos pressão, moradores do centro histórico e subindo rendas.
A pandemia arrefeceu um pouco o entusiasmo lucrativo do turismo, ao mesmo tempo que também acrescentou mais dificuldades ao comércio, contribuindo para o encerramento de lojas, bem visível em ruas centrais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.