quinta-feira, 17 de março de 2022

Um mal-entendido trágico


Saúda-se, em nome do pragmatismo e a bem da paz, a renúncia de Zelenskii às pretensões ucranianas de aderir à NATO, uma das posições de princípio que Putin sempre lhe opôs. Pelos vistos, o Presidente da Ucrânia interpretou mal, durante anos, os estímulos ocidentais à aproximação da NATO, que lhe foi acenando com portas supostamente escancaradas, e acabou a reconhecer agora o erro de avaliação. 

Em cima dessa convicção errada, Zelenskii, na sua boa-fé, colocou a crença de que qualquer país soberano tem todo o direito de se associar às organizações que muito bem entender. Acontece, no entanto, que existe uma “coisa” chamada realpolitik, incontornável para o bem e para o mal, que condiciona a vida dos países. 

Basta pensar, por absurdo, que Portugal, em 1975, num “desvario gonçalvista”, poderia ter pretendido aderir ao Pacto de Varsóvia. Ser-lhe-ia permitida tal “extravagância”, mesmo que no exercício do seu absoluto direito de país independente?

A coragem e o orgulho ucranianos, perfeitamente legítimos, podem ter sido louváveis, mas, na realidade pura e crua, não deram em nada, e, até ver, ficaram demasiadamente caros em vidas e sacrifícios. Ser-se pragmático não é ser-se cobarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.