domingo, 13 de março de 2022

Uma coisa "safadita" ?

 

Não entendi bem aquela preocupação do líder da comunidade judaica do Porto, perante as dúvidas que lhe foram sendo apresentadas, no caso da nacionalidade portuguesa concedida ao oligarca russo Abramovich – para a qual terá fornecido a indispensável documentação -  que este apelido quer dizer “filho de Abraão”, porque ninguém pôs em causa que o senhor seja judeu, embora filho de Abraão também eu, como cristão, me possa reivindicar, como qualquer muçulmano também, já que ele é o patriarca comum venerado nos escritos das três religiões monoteístas.

 

A questão é se terá ou não havido “marosca” para o justificar perante as autoridades portuguesas como descendente de judeus sefarditas, aquela “linhagem” de judeus que, por ter sido injustamente expulsa pela Inquisição, os Estados reconhecem agora que foram injustiçados, podendo eles, se o quiserem, recuperar esse direito, com os cuidados necessários para que não sejam abertas portas a mais malandragem...

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.