quinta-feira, 13 de junho de 2013

Celebrar Fernando Pessoa.









Cada dia sem gozo não foi teu:
Foi só durares nele. Quanto vivas
Sem que o gozes, não vives.
Não pesa que ames, bebas ou sorrias:
Basta o reflexo do sol ido na água
De um charco, se te é grato.
Feliz o a quem, por ter em coisas mínimas
Seu prazer posto, nenhum dia nega
A natural ventura!

Ricardo Reis.14.3.1933

2 comentários:

  1. Celebrar Fernando Pessoa, o nosso grande poeta e pensador do século XX, devia ser uma acção permanente no nosso país e, em especial, nas nossas escolas. Contudo, e digo por experiência própria, por conhecer o meio, a grande maioria dos professores não conhecem a sua obra e não a valorizam. A mensagem do poema, "Em linha recta", de Álvaro de Campos, devia estar presente na consciência de toda a gente, porque ajudava a perceber o mundo e o que representamos nele. Mais uma vez, parabéns ao Pedro Carneiro.

    ResponderEliminar
  2. Desde muito novo que lido com Pessoa. "O Livro do Desassossego" li-o muito novo, por volta dos 19 anos e sendo eu muito influenciàvel descobri mais tarde que fiquei desassossegado para o resto da vida. E por isso nunca mais larguei o poeta a quem volto repetidamente. É Fernando Pessoa o nosso mais conhecido homem das letras em todo o mundo, julgo. Será sempre meu dever homenageá-lo. Obrigado mais uma vez.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.