sábado, 1 de junho de 2013

Cães em lugar de gente


Esta foto devia-nos fazer pensar, ou não?
Em tempo de crise e de sufoco, numa altura em que a taxa de desemprego atinge valores nunca vistos e que o desemprego se torna um cancro social, no mesmo fim-de-semana em que o Banco Alimentar contra a Fome inicia a sua campanha...etc., etc., eis que tomamos conta de que alguém se lembrou de inventar o Campeonato Nacional de Surf para Cães, na Ericeira. Eu sei, o valor das inscrições reverte a favor de uma associação de protecção de animais.
E então as pessoas?
Porque não resolveram antes que o valor das inscrições reverteria a favor dos sem-abrigo, por exemplo?
Eu não tenho nada contra os animais, abomino é esta «fantochada» de vestir camisolas de gente a cães, de colocá-los em cima de pranchas como poucos humanos, de filmar estes cães-peixe fantásticos que têm de aturar humanos doidos que se babam filmando seus cães que «são da família» e que têm mais fãs no facebook do que o dono tem de amigos?!
Há uns anos, a jornalista Helena Matos insurgia-se e com toda a razão contra a ideia peregrina de um deputado do PSD de querer criar o Dia do Cão. Começo a recear que esse dia seja mesmo marcado no calendário dos portugueses ao mesmo tempo que se retiram feriados antigos e religiosos que fazem ou fizeram parte da vida das pessoas...
Eu proponho a criação por decreto do Dia da Pessoa, que está a ficar esquecida!
Desumanizamo-nos a olhos vistos, enquanto que os cães...

(DN, 5-6-2013)

1 comentário:

  1. Talvez algumas pessoas pretendam, sem o saber, encontrar um certo equilíbrio neste aproximar de animais: cães vestidos de pessoas. O mal é que uma grande parte de humanos estão a ser tratados abaixo de cão. A desproporção é muito grande.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.