Faltam 5 dias para «um (o) grande momento» dos leitores de jornal em Portugal !
O lançamento da obra OS LEITORES TAMBÉM ESCREVEM no passado dia 24 de Novembro em Lisboa foi muito positivo, mas perspectivo, para a apresentação no Porto, um calor humano ainda mais notório, dado o número de autores presentes e convidados. Acredito que teremos - leitores e leitores-escritores de cartas para o espaço do Leitor -, a 18 de dezembro de 2013 (
Unicepe, 17.30h), um dia memorável!
Foi no Porto o primeiro encontro de 12 leitores até então completamente desconhecidos que se tornaram autores daquela obra. Aconteceu a 28 de dez. 2012 e ficou registado por três jornalistas do PÚBLICO.
A sessão de apresentação na Invicta será a pouquíssimos quilómetros da Casa da Música, local do dito encontro, e representará o culminar deste percurso.
Os leitores-escritores de cartas empenham-se no que escrevem. Sai-lhes da alma (e do corpo) a troco de nada.
São cidadãos empenhados, persistentes e responsáveis e os seus textos deviam ter mais visiblidade e atenção por parte de quem faz e compra o jornal. Há muitos leitores que saltam a secção que, justamente, lhes é destinada (!?). Mas ainda são relativamente poucos, os leitores que fazem uso deste espaço para se fazerem ouvir.
Participem na «feitura» deste país e exijam, escrevendo.
OS LEITORES TAMBÉM ESCREVEM é uma bela obra, um trabalho que resultou bonito, que nos deve orgulhar como cidadãos e como portugueses e que, por isso, devemos divulgar.
Considero-a, não obstante ser co-autora- logo suspeita, um documento digno de análise... Há uma frase engraçadíssima da Clotilde Moreira na pág. 49: "Foram muitas as minhas cartas escritas à mão, com um químico para ficar uma cópia e enviadas pelo correio normal. Depois passaram a ser dactilografadas e enviadas por fax e agora tudo é mais fácil com os avanços da Internet"!!
Um dos autores podia muito bem ter sido você, leitor! Fica para uma próxima oportunidade, para um eventual próximo volume a mais mãos!!
Esse seria o meu sonho... «dar as mãos a muitos portugueses», através duma obra conjunta como é o «encontro» materializado num livro.
Este livro tem muitas leituras... É também um Manifesto a favor da Confiança que devemos ter uns nos outros mesmo que o que sabemos do outro seja pouco ou quase nada...
Sem confiança nos politicos, só nos resta confiarmos uns nos outros,cidadãos, vizinhos, colegas de trabalho, etc..
Espero por si!
Faço ardentes votos de que o encontro no Porto seja uma verdadeira confraternização, tanto mais que o Natal está à porta. Desejo que todos se encontrem com boa disposição e camaradagem, dado que em Lisboa, onde tive o gosto de estar presente, me pareceu o pessoal algo contraído. Contudo, foi um encontro agradável, onde tive o prazer de a conhecer pessoalmente, assim como parte da sua família (esposo e filho). Um longo abraço lusitano. Um Bom Natal e que o Ano Novo seja próspero.
ResponderEliminarOs meus desejos de uma grande Festa. Cá ao Sul pensarei em todos Vós! A Céu arrastou-me para uma experiência marcante.
ResponderEliminarUm grande abraço de Felicidades e obrigada por Vos ter conhecido.
Foi aqui , feito algo, que se não fosse vivermos uns tempos tão "sem valores", teria tido muito mais espaço....mas o mediatismo e o não conteúdo, são, por demais, o tempo em que vivemos. Mas está feito e em boa hora!
ResponderEliminarAté 4ª feira!
Augusto