quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

CARTA ABERTA AOS MAUS ADEPTOS E AO SENHOR BERNARDINO BARROS

Resultado de imagem para premier league international cup


Nada de move de antipatia ou anti regionalismo, para com o conceituado e prestigiado jornalista desportivo e comentador televisivo, Bernardino Barros. Nascido em Vila Real a 6 de Novembro de 1955, o jornalismo desportivo foi sempre a sua área de eleição, tendo começado aos 20 anos a colaborar no jornal O Norte Desportivo, tendo vindo a ser ao longo de décadas uma figura de prestígio e de grande referência no jornalismo desportivo.
Contudo, como adepto do desporto rei, que é sem dúvida alguma o futebol, não posso ficar indiferente aos comentários feitos pelo visado, no início de noite de ontem dia 03, aquando da transmissão em directo no Porto Canal, com narração de Paulo Miguel Castro e comentários de Bernardino Barros, do jogo entre as equipas B do Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, efectuado no Estádio The Den, em Londres a contar para os quartos-de-final da II edição da Premier League International Cup, em que a equipa treinada por Luís Castro, venceu por 1-0, com o  golo portista a ser apontado aos 34 minutos por Gleison. Uma vitória justa e sem margem para qualquer dúvida, pois a equipa azul e branca foi sempre a melhor e mais esclarecida equipa em campo e com esta vitória passou assim justamente às meias-finais da citada competição
Mas foi precisamente ao minuto 34, aquando do golo portista, que da bancada e decerto por parte de algum adepto(s) afecto(s)  e mais “fanático(s)” e doentio do clube das “águias”, voou  em direcção ao banco de suplentes do Futebol Clube do Porto, uma garrafa de água, cena que sou o primeiro a lamentar, mas que o comentador Senhor Bernardino Barros,  de ter repetido duas vezes, a frase…”quem não sabe perder, não sabe ganhar…”. Lamento que tal frase venha da parte desse senhor, que contudo, deveria ter tido outro vocábulo, e não ter sido tão agreste, naquela sua apreciação àquela lamentável cena, que já há muito não se devia de assistir nos campos de qualquer recinto desportivo. Lamento igualmente o facto de no final da partida houve desacatos e um  jovem adepto dos dragões., que assistia ao encontro numa cadeira de rodas, ficou sem o cachecol e sem a camisola oferecida por Gudiño, por acção dos simpatizantes do Benfica. Factos sem dúvida reprováveis, vindos da parte dos adeptos do Sport Lisboa e Benfica.
Mas, pergunto a esse Senhor, quantas são as vezes, mesmo não estando o clube da Luz, presente a actuar, sejam nos estádios, sejam em pavilhões, quais são os slogans, habituais que se ouvem por parte de alguns “fanáticos” igualmente doentios, contra o clube das “águias”?
Como por exemplo…”em cada lampião…há um cab…”, ou então…”S.L.B…S.L.B…filh…da phu…S.L.B”. Igualmente também não é menos verdade, que o Presidente do Futebol Clube do Porto, Senhor Jorge Nuno Pinto da Costa, é muitas vezes visado com, enxovalhes pouco dignificantes por parte dos adeptos dos clubes do sul.  
Aos adeptos fanáticos e mais doentios, que invadem os  estádios e pavilhões, que revejam os seus  comportamentos e quanto ao  Senhor Bernardino Barros, quanto a mim, devia ser mais contido e isento nos seus comentários, pois a sua longa experiência na profissão e a sua idade, era aconselhável a ser mais contido em determinados comentários.

Mário da Silva Jesus

1 comentário:

  1. Os programas de Tv, onde intervêm este sr. Bernardino e outros iguais, não têm o mínimo de qualidade e servem apenas para embrutecer os que correm atrás da paixão futebolística. Se houvesse um mínimo de respeito pela elevação da cultura do povo, estes programas não teriam lugar. Contudo, quanto mais bestializado estiver o povo, melhor é levado para os redis dos grandes ladrões e imbecis, condutores de claques.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.