Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018
AS CRIANÇAS E AS AMEAÇAS DA INTERNET
O estudo, elaborado pelo Instituto DQ, em parceria com o Fórum Económico Mundial, refere que as crianças passam, em média, 32 horas semanais sozinhas em frente ao computador e outros dispositivos, mais tempo do que passam na escola.
Os resultados confirmam uma associação entre o tempo gasto em frente a um monitor e a exposição a crimes cibernéticos, ao vício em videojogos e a comportamentos sexuais online.
De acordo com o documento, 56% das crianças nesta faixa etária estão expostas a pelo menos uma ameaça ligada à Internet, ao utilizar plataformas digitais.
Desde uma idade precoce, as crianças usam redes sociais em excesso, sobretudo através dos telemóveis.
Que geração estamos a formar? Uma geração pregada ao ecrã que não brinca, que não interage com os seus pares. Os distúrbios mentais e emocionais tendem a multiplicar-se. Vamos ter jovens cada vez mais amorfos e insensíveis. Ultra-competitivos, também a jogar a dinheiro nos computadores. Autênticos robôs, sujeitos a diversas ameaças da Internet. Gerações sem vida.
3 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Foi noticiado que já há no nosso país 48 mil esquizofrénicos, mas palpita-me que este número deve estar a ser largamente ultapassado...
ResponderEliminarNão se pode estabelecer, no estadio actual dos conhecimentos, uma ligação da esquizofrenia com o uso da Net. Sabe-se que a doença tem 50% de etiologia genética, poligénica. A outra metade é de causa ambiental (talvez instalando-se sobre a primeira) e relacionada com sofrimento peri-parto e infecções precoces. Tudo o mais são especulações, para já.
Eliminar"Gostei" muito de ver um A. Pedro Ribeiro quase "institucional" no pensamento sobre o assunto! Com "conselhos aos alunos"...
ResponderEliminar