sexta-feira, 6 de abril de 2018

Oeiras está a dar o exemplo?

Nestes últimos meses têm acontecido grandes avanços em Oeiras que até já superou a Finlândia nas grandes noticias que abrem os telejornais.
A política de que não podia haver casas vazias foi um êxito e agora, então, com a auscultação de várias forças politicas, irá iniciar-se um ciclo de levantamento das localizações de novos empreendimentos complementados já com o traçado de boas acessibilidades.
Assim, todo o imobiliário particular ou governamental ou municipal está atribuído incluindo aquele em que as rendas foram ao encontro das possibilidades dos rendimentos dos candidatos. Oeiras tem mais gente feliz e está a consolidar o exemplo de terras sem especulação imobiliária.
O aproveitamento de instalações oficiais para criação de repúblicas seniores e de casas de estudantes está a ser um êxito e até entidades estrangeiras vieram ver como se faz.   
O apoio de acessibilidade a pessoas com deficiências e mobilidade em cadeira de rodas é outro campo que Oeiras tem dedicado o seu trabalho de resolução de coisas que, parecendo pequenas, vêm facilitar a movimentação autónoma.  
Todas as escolas foram nestes últimos meses inventariadas, algumas até já intervencionadas e o próximo ano lectivo abrirá com todas as escolas em bom estado de conservação e os seus “defeitos” corrigidos. Oeiras também tem estado atenta à falta de funcionários nas escolas e tem pressionado as entidades competentes para a necessária correcção, não esquecendo os refeitórios e a qualidade das refeições servidas.     
É um gosto sabermos que os funcionários deste Município estão a ser bem acompanhados no que se refere à não precariedade, aos horários mais humanizados, vencimentos condignos e formação actualizada.
A oferta de estacionamento está quase a cobrir as necessidades dos moradores e visitantes: as garagens utilizadas para outros fins foram revertidas e muitos espaços selvagens foram limpos e preparados para parques. Claro que temos de encarar sempre alguns espaços pagos mas a facilidade de estacionamento ajuda a aceitar este pormenor.
E a Cultura e o Desporto? O acompanhamento das muitas Colectividades dispersas por este território está a ser muito dinâmico e as gentes mesmo dos sítios mais remotos estão a ter âncoras mais fortes e activas.
  Tudo o que eu referi devia ser completamente verdade para que o Município de Oeiras fosse um verdadeiro oásis. Mas, infelizmente, muito há ainda por fazer. São só palavreados retirados até de alguns discursos. Para outros são sonhos e como diz o poeta “o sonho comanda a vida” ….” e sempre que o homem sonha o mundo pula e avança”…  Mas é preciso agir, aceitar o trabalho e ajuda de outros para que não seja só sonho mas realidade de obra feita.

             Maria Clotilde Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.