Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2022
A eutanásia é também uma questão de vida...
A direita e a extrema desta manipularam e inocularam um sentimento de pavor, sobretudo às pessoas antigas, com um cartaz indigno: «não matem os velhinhos»(!). Achamos miserável quem usa a poderosa arma do medo, que mata!, como espingarda política. Eis-nos, perante um embrutecimento estupidificante carregado de demagogia e mensagem falsa. A eutanásia é uma questão que se prende com o direito à vida ou como a pessoa deseja viver, e neste caso, quando a dor é insuportável, a morte medicamente assistida acontecerá por decisão do próprio, após escrutínio minucioso e no limite, sustentado pela psiquiatria, se for preciso. É um imperativo também moral que cada pessoa tenha liberdade de escolha e decisão e, por isso é que o referendo não pode nem deve auscultar a liberdade de consciência e a dignidade de cada ser! Os cuidados paliativos não produzem efeito, quando a dor nem é derrotada com o uso do mais poderoso analgésico nem mesmo com a morfina... minha mãe, há mais de 27 anos, sendo este número o tempo que leva esta discussão(!), numa fase agónica, terminal e de lucidez, perguntou-me: ''Quando acabo?''. Fazia-lhe sentido ter sido - eutanasiada. Os detractores da eutanásia, por convicção ideológica ou teológica, será que têm de ter um caso familiar semelhante ao de minha querida mãe?...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.