quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

nos 80 anos de ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA

Em 2022 comemorou-se os 80 anos de Adriano Correia de Oliveira, que nasceu a 9 de Abril de 1942, na cidade do Porto, embora passados alguns meses os pais se tenham mudado para Avintes, no vizinho concelho de Vila Nova de Gaia. Também são 40 anos desde a sua morte, a16 de Outubro de 1982.

Em 1959, Adriano vai para Coimbra, depois de completar a escola primária em Avintes e o liceu no Porto.

Em Coimbra, alem dos estudos inicia também a sua actividade musical, envolvimento na vida associativa estudantil e política. Em 1960, filia-se no Partido Comunista Português.

A partir de 1963 grava canções de intervenção e passa a ser referenciado como opositor à ditadura fascista pela polícia política (pide). Em Março de 1974 participa no primeiro encontro da música portuguesa, no Coliseu de Lisboa, juntamente com outros cantores de intervenção, como José Afonso, Manuel Freire, José Barata Moura e outros.

A partir do 25 de Abril de 1974, anda por todo o País onde além das canções leva igualmente a mensagem do PCP. Em 1976 faz parte da comissão organizadora da primeira Festa do Avante. Esteve sempre com os ideais e conquistas do 25 de Abril e na luta por uma sociedade mais justa.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.