quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

SANTUÁRIO DA LAPA

 


Na serra da Lapa e na localidade com o mesmo nome, freguesia de Quintela, concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu, situa-se o Santuário de Nossa Senhora da Lapa.

Segundo a lenda, no século XV uma pastorinha muda, com cerca de 12 anos, terá encontrado entre as fendas uma imagem da Virgem, que aí terá sido escondida por religiosas que teriam fugido a uma perseguição quinhentos anos antes.

A devoção e carinho da menina à Virgem estará na origem do milagre da recuperação da sua fala.

A divulgação do milagre levou a uma crescente afluência de peregrinos o que levou à colocação da imagem da Virgem numa gruta e construindo a seu lado uma ermida.

No século XVI, a Lapa foi confiada aos Padres da Companhia de Jesus do Colégio de Coimbra. Estes construíram o actual santuário mantendo a penedia no seu interior. No século XVII foi iniciada a construção do Colégio da Lapa, adjacente ao santuário.

A actividade missionária dos padres jesuítas levou a devoção a Nossa Senhora da Lapa por todo o lado em Portugal e no mundo, como o Brasil e Índia.

A Senhora da Lapa e Santiago de Compostela chegaram a ser os dois santuários mais importantes da Península Ibérica. A romaria e festa da Senhora da Lapa, realiza-se a 15 de Agosto.

Na localidade da Lapa, uma aldeia com centro histórico, além do santuário, são dignos de registo o pelourinho, a antiga cadeia restaurada e recuperada para museu e na serra a nascente do rio Vouga.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.