segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Andar cada vez menos a pé, e cada vez mais de automóvel



Pelo resultado dos CENSOS 2021, ficamos a conhecer, o que já sabíamos, uma vez que basta andar nas ruas, principalmente das cidades para constatar que:“Dois em cada três portugueses (66%) vão de carro para o trabalho ou para o local de estudo. São mais do que há 10 anos (62%), o que reflete uma dependência crescente do automóvel, contrária ao que é necessário para reduzir emissões de carbono e cumprir as metas com que o país está comprometido. “


O que também se nota próximo de locais onde se efectuam exames de condução, onde, se veem cada vez mais viaturas para o efeito, sempre a circular, e de mais e mais empresas, implicitamente  , mais pessoas a “tirar” carta de condução”, que não deverá  ser só para ter “mais uma capacitação curricular”?


Algo que se nota muito no Porto-  mas faz-se de conta que não-  basta circular a  pé, nas chamadas  “horas de ponta” , e ir  observando quantos pessoas ocupam a maioria dos automóveis, que fazem o trânsito ficar “parado” e a queimar-se combustível e a poluir,  a gerar acidentes, insultos e até pancadaria, uma pessoa por viatrura:  “Cerca de 2,6 milhões de portugueses conduzem um carro diariamente, enquanto 985 mil o usam como passageiro. “


E ainda: “E, apesar dos esforços, o uso de transportes coletivos (autocarro, metro, comboio, barco e carrinhas escolares ou das empresas) caiu de 20% para 16%. 


E andar a pé , mesmo que seja para percursos curtos, está fora de questão : Também se anda ainda menos a pé agora.


E o Porto de facto é o exemplo, exemplar do “uso e abuso do automóvel”: No Grande Porto, o retrato é mais preocupante — 68% andam de carro e só 14% a pé. 


Ou seja o aumento do preço dos combustíveis, não afecta em nada , a não ser para dar notícias e entrevistar em directo e a cores, uns e umas que protestam, mas nada alteram em comportamentos e atitudes pessoais, na  excessiva utilização da viatura privada.

Nem se coloca, sequer,  a hipóteses de haver uma divisão semanal de um  só automóvel , havendo residência próxima e circulação no mesmo sentido para estudos ou trabalho, de forma a que em vez de circularem cinco automóveis com uma pessoa cada um , circule alternadamente um só automóvel ,com cinco pessoas. 

Nem pensar, fora de questão. Cada um tem e vai muito cómodo, sozinho no seu  próprio automóvel, mesmo que gaste muito  mais , demore muito mais tempo, entupa o trânsito , polua mais . 

Quanto aos transportes públicos, sendo um facto e o Porto disso é exemplo que há poucos e em poucas direcções- já houve menos -  mas com muita demora estão a aumentar, nomeadamente,  as linhas do metro, também não há empenho em se usar menos, viaturas próprias.

E não chega , bem pelo contrário, alargar passeios e diminuir espaço de ruas , o que mais complica o trânsito. 

Teria que haver mudanças colectivas e individuais, que não vão acontecer, nada  vai mudar.


OU NÃO!


A Küttner 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.