terça-feira, 13 de dezembro de 2022

nos 100 anos de JOSÉ SARAMAGO



Em 2022, comemora-se o centenário de José Saramago, um dos maiores escritores de língua portuguesa, Prémio Nobel da Literatura e também Prémio Camões, membro e militante do Partido Comunista Português, que nasceu no dia 16 de Novembro de 1922, na Azinhaga, concelho da Golegã.

Nunca esqueceu as suas origens familiares e camponesas, bem visível em muito do que escreveu e nas suas intervenções. Exerceu as profissões de metalúrgico, desenhador e administrativo, antes de ser tradutor, editor, jornalista e escritor.

Cedo iniciou a sua actividade política de resistência à ditadura fascista, participando na campanha de Norton de Matos, no apoio à oposição democrática, na luta contra a guerra colonial e do Vietname, na ligação à criação de bibliotecas populares.

Como jornalista, nomeadamente em «A Capital», «Diário de Lisboa», «Jornal do Fundão», procurou intervir na luta e combate ao fascismo, tendo a propósito da censura existente antes de 25 de Abril de 1974, transmitido nos Cadernos de Lanzarote que «como jornalista, ou simples colaborador soube o que era a indignação de ver esfaqueadas palavras que escrevi e ideias que expressei».

As suas características e conhecimentos de historiador são bem visíveis em muitos dos seus livros, como o Memorial do Convento, A História do Cerco de Lisboa, Jangada de Pedra, O Ano da Morte de Ricardo Reis, Viagem a Portugal.

Foi sempre um activo defensor do 25 de Abril de 1974 e das suas conquistas. Nas obras de José Saramago estão presentes os valores universais de liberdade, democracia, emancipação social, soberania, paz, cooperação e amizade entre os povos, respeito pela natureza e confiança nos povos.

As suas opções e intervenções originaram um ódio de estimação de forças políticas de direita, que não perdoaram também as suas palavras: «para ganhar o prémio (Nobel), não precisei de deixar de ser comunista».

Em 10 de Dezembro de 1998 no banquete em Estocolmo, comemorativo do Nobel da Literatura entregue a José Saramago, perante personalidades pouco habituadas a ouvir discursos que com frontalidade defendessem o consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que nesse mesmo dia celebrava 50 anos, o escritor afirmou:

«A mesma esquizofrénica humanidade capaz de enviar instrumentos a um planeta para estudar a composição das suas rochas, assiste indiferente à morte de milhões de pessoas pela fome. Chega-se mais facilmente a Marte do que ao nosso próprio semelhante. Alguém não anda a cumprir o seu dever. Não andam a cumpri-lo os governos, porque não sabem, porque não podem, ou porque não querem. Ou porque não lho permitem aquelas que efectivamente governam o mundo, as empresas multinacionais e pluricontinentais cujo poder, absolutamente não democrático, reduziu a quase nada o que ainda restava do ideal da democracia».

José Saramago morreu em Tias, Lanzarote, em 18 de Junho de 2010.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.