domingo, 22 de abril de 2018

VISITA OFICIAL A PORTUGAL DO PRESIDENTE DO BRASIL, CAFÉ FILHO


Resultado de imagem para VISITA OFICIAL A PORTUGAL DO PRESIDENTE DO BRASIL, CAFÉ FILHO
A 22 de Abril de 1955, o presidente do Brasil Café Filho visita Portugal, retribuindo a viagem que o presidente português António José de Almeida havia realizado em Setembro de 1922, por ocasião da comemoração do centenário da independência daquele país lusófono.
Café Filho foi apoteoticamente recebido. O Diário de Lisboa desse dia escreve: «Desde as primeiras horas da manhã […] a cidade apresentava o aspecto dos grandes dias festivos. Além de centenas de milhares de bandeiras e de galhardetes, com as cores portuguesas e brasileiras, viam-se grandes massas de populares nas ruas e nas praças, enquanto forças armadas se deslocavam em direcção ao Terreiro do Paço».
Às 8 da manhã, a sudoeste do cabo Espichel, ocorre a primeira saudação fraternal ao cruzador «Tamamdaré» onde vinha o Chefe de estado brasileiro. Ao entrar na barra do porto de Lisboa, o navio presidencial foi acompanhado por navios da armada portuguesa e por centenas de outras embarcações até ao Cais das Colunas, no Terreiro do Paço. À sua espera, estava Craveiro Lopes, presidente da república portuguesa e Salazar, presidente do conselho. Seguiu-se um desfile de forças motorizadas em frente à tribuna presidencial, muito aplaudido pelo público presente.
Associando-se a este acontecimento, Vasco Morgado, empresário do Teatro Monumental, publica um anúncio oferecendo nesse dia a todos os cidadãos brasileiros que comprovassem a sua identidade, uma entrada gratuita no espectáculo A Severa, de Júlio Dantas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.