segunda-feira, 16 de abril de 2018

Médicos oftalmologistas e o código deontológico

O excelente programa de denúncia "Sexta às 9", na RTP1 e sob a coordenação de Sandra Felgueiras, falou da situação em que alguns médicos oftalmologistas partilham o consultório no espaço físico de uma Óptica, quando não são mesmo proprietários da mesma. O bastonário da Ordem e o presidente do colégio da especialidade, já vieram verberar o facto e dizer que o Código Deontológico o proíbe expressamente pelo que, depois de analisados os factos, os seus fautores poderão vir a ser punidos.
Claríssimo. Aqui a "a ética é a lei" como dizem os republicanos. E há que cumpri-la. Mas como penso que a a ética não se esgota na lei, embora deva sempre anteceder esta, vou permitir-me deixar uma reflexão que, não sendo propriamente ética mas antes "politicamente incorrecta", entendo que merece ser feita. Isto sem apoiar a punição dos médicos que prevaricaram no cumprimento da "lei ética" que foi aprovada na Assembleia da República e nos rege a todos nós, profissionais da Medicina.
E a pergunta que me faço é: prevaricaram aqueles oftalmologistas legalmente, mas.... praticaram má medicina, sob o ponto de vista estritamente científico e clínico? Aparentemente não. E isso é relevante. Uma coisa é um crime com dolo para as pessoas, outra é um que não tem intenção de prejudicar outrem. Haverá alguns que me estarão a apodar de corporativo porque "desculpabilizante". Quem se expõe está sujeito a essa coisas, mas julgo ter deixado bem claro o que penso sobre o assunto que é, repito, o seguinte: acordo total com a penalização dos prevaricadores da lei mas também um "sossego" interior pela boa prática clínica, no binómio "médico-doente". E "eticamente" isso faz muita diferença, pelo menos para mim.

Fernando Cardoso Rodrigues


3 comentários:

  1. Na 7ª linha, onde está "isto sem apoiar", deveria estar "isto sem NÃO apoiar".

    ResponderEliminar
  2. Como o senhor diz, nem sempre essa prática significa contravenção; do que eu conheço, até é prestado um bom serviço às populações. De facto, sendo clientes de determinada loja, até ficam agradecidos que esta tenha um dia em que o médico lá dá consulta, evitando andar em bolandas para resolver o assunto...

    Agora vou armar em "sabão" para lhe dizer que pode corrigir, quando tiver necessidade, directamente no texto. Basta clicar no "lápis corrector" e logo lhe aparece o escrito em condições de nele intervir, sem alterar a posição relativa com os outros...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.