segunda-feira, 23 de abril de 2018

Um sismo com uma magnitude estimada de 6,7 graus na escala de Richter atinge Portugal


Resultado de imagem para Um sismo com uma magnitude estimada de 6,7 graus na escala de Richter atinge Portugal a 22 de Abril de 1909                        
A 22 de Abril de 1909, um sismo com uma magnitude estimada de 6,7 graus na        escala de Richter atinge Portugal, tendo provocado dezenas de mortos e feridos e destruído diversas povoações. Este fenómeno foi também sentido em diversas cidades espanholas, nomeadamente em Badajoz, Sevilha, Córdova e Madrid, embora não tenha ocorrido aí nenhum desastre.
O Diário Ilustrado do dia seguinte escreve:
«A cidade [de Lisboa] foi ontem de tarde alarmada por um grande abalo de terra. Eram cinco horas e cinco minutos da tarde quando o fenómeno se produziu. No céu límpido e sereno o sol brilhava ainda sugestionando a alegria de viver […] Repentinamente […] sentiram-se dois enormes abalos de terra seguidos dum grande e pavoroso ruído subterrâneo. Imediatamente a população alarmada começa a fugir em todas as direcções numa confusão bem explicável em momentos de tamanho pavor».
Um pouco por toda a cidade caíram chaminés, prédios abriram fendas, candeeiros de iluminação pública quebraram-se, telhados abateram, a cimalha de enumeras fachadas caiu para a rua e ocorreram diversos incêndios.
Os principais prejuízos ocorreram no Ribatejo. Só no concelho de Benavente, o sismo provocou cerca de 40 mortos e 70 feridos, destruindo por completo 40% das habitações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.