Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
"Conselho" aos jovens do SPD
Leio agora que ala jovem do SPD estará contra esta grande coligação e prepara-se para a contrariar. Que dizer a tudo isto? Pois que estes jovens começaram a "perder a memória", parece-me. Querem um governo onde entre a FdP, nazi? Na Áustria isso já se concretizou e é vê-los em reuniões com o Sr. Orban, húngaro (através do Sr. Kurz!) onde tudo são "abraços e beijinhos" (sempre desconfiei destes em quaisquer circunstâncias, mesmo nas mais banais). Mais, o dito grupo de Visegrado não é "flor que se cheire" e despe-se de ideologias ( tal como fez a China) se as suas conveniências o exigirem. Hoje as "alianças" são aparentemente "contra natura" e o "cimento" é o interesse de poder e controle. A seguir virá a "zanga das comadres" mas será tarde.
Caros jovens do SPD: não ponham dinamite no mundo! Vocês tiveram nacionalismo malévolo, tiveram Hitler, mas também tiveram Adenauer e Willy Brandt! Não contribuam para desdizer aquilo que o ditado assevera e assim "fazer com que a água do mesmo rio passe duas vezes no mesmo sítio"!
Fernando Cardoso Rodrigues
7 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Parece-me que os jovens estão a defender o SPD e sobretudo o seu futuro e a contrariar que continue a encher o caudal da direita e extrema-direita.
ResponderEliminarTenho uma perspectiva totalmente diferente. Será melhor deixar a CDU (estranha sigla...) coligar-se com a extrema direita, como na Áustria? Não consigo meter no "mesmo saco" a direita e a extrema direita alemãs, como o Ernesto Silva me parece fazer. Não sou apologista do quanto pior melhor, como infiro (abusivamente?) do seu comentário.Ou para si a extrema direita não é o grande perigo, mesmo em coligação? Mas, claro, eu sou um europeísta...
EliminarNão sei se a CDU irá correr o risco de se juntar com a extrema direita... Mas o que tem levado à acentuada quebra eleitoral dos sociais-democratas (SPD) na Alemanha e na Europa tem sido o «bloco central» com a direita e a sua política. Claro que não existe qualquer apologia de quanto pior melhor, mas a preocupação de barrar o caminho à direita e extrema-direita, como o PS empurrado acabou por fazer por cá, travando também a diminuição da sua influência eleitoral.
EliminarSe a CDU não "correr o risco" de se juntar à extrema direita, isso tem um significado. Porquê então insiste, logo abaixo, em juntá-las, tal com já tinha feito no primeiro comentário? E fico muito feliz por ouvi-lo escrever que "o PS português travou o caminho às "ditas". Mesmo "empurrado, como você diz, foi a prova provada que sem social-democracia as coisas não andam e, muito menos, bem. Termino: o meu problema, neste momento do mundo, é mesmo a extrema direita (estou a falar de política e não de loucos).
EliminarBarrando o caminho à direita, barra-se também à extrema direita.
EliminarNuma sociedade democrática não se "salga" o caminho porque pode vir qualquer coisa no fim... E,no meu texto inicial, não foi por acaso que trouxe à colação Adenauer e W. Brandt. Ou acha que o primeiro tinha algo a ver com o "Adolfo"? Aliás a palavra "barrar" causa-me "prurido" pois o que há a fazer é usar outra linguagem e fazer coisas diferentes, como tem sido o caso da nossa "geringonça".
EliminarInfelizmente não é estranho, ver algumas reacções alemãs, quando se deixaram dominar e tanto seguiram o austríaco Hitler!!!
ResponderEliminarMas ....estragam mais a Europa do que já está. e a Alemanha, não é nada, sem a Europa!!!