quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Regulamentação da participação portuguesa na I Grande Guerra e respectivo enquadramento histórico

Resultado de imagem para Regulamentação da participação portuguesa na I Grande Guerra e respetivo enquadramento histórico

A 3 de Janeiro de 1917, Portugal assina uma convenção com a Grã-Bretanha estabelecendo as condições de colaboração militar portuguesa na I Grande Guerra (1914-1918). Portugal envia para o teatro de operações europeu a CEP (Corpo Expedicionário Português) ficando este subordinado ao BEF (British Expeditionary Force). Desde 1914 que Portugal havia enviado para África expedições para proteger a sobrevivência da sua soberania sobre os territórios coloniais, tendo aí defrontado forças alemãs ou por estes apoiados sem ter havido declaração de guerra entre os dois países, O envio de forças para actuar na Frente Ocidental da Europa constituiu uma opção de natureza política. Entre os cerca de 105.542 portugueses envolvidos na I Grande Guerra, cerca de 55.165 actuaram no Teatro de Operações da Europa. O Corpo Expedicionário Português ficou completamente na dependência logística, financeira e industrial da Grã-Bretanha, necessitando do apoio naval britânico para fazer chegar os militares e o respectivo material do porto de Brest na costa francesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.